Professores fazem ato de apoio à reeleição de Castelo

Reuniao com professores no Hotel Abbevile

O prefeito João Castelo recebeu apoio de educadores e técnicos da educação do Município, durante um grande ato público realizado no auditório de um hotel de São Luís.

Uma platéia animada, composta por centenas de trabalhadores, entoou palavras de ordem e se disponibilizou a somar força para assegurar a renovação do mandato de Castelo.

A primeira-dama do Município, Gardênia Gonçalves, abriu reunião agradecendo a presença de todos e relatou, com detalhes, as ações do governo municipal na área da educação pública. Falou do empenho para a melhoria da qualidade do ensino, da execução de programas sociais – como a distribuição de fardamento e leite – e consolidação das conquistas dos educadores, consubstanciadas no rigoroso cumprimento do Estatuto do Magistério e nos reajustes de renumeração que deram ao professor de São Luís, posição de destaque nacional no que diz respeito ao valor dos salários pagos, só inferior ao do Distrito Federal.

Castelo tem reiterado no horário eleitoral da TV o seu compromisso com a educação e os resultados positivos alcançados neste mandato. Em três anos e sete meses, a prefeitura fez o maior programa de reforma das escolas municipais na história de São Luís, além de ampliar a oferta de vagas com a construção de novas salas de aula.

Também investiu fortemente na valorização do magistério, concedendo aumento de 33% aos professores, sempre acima da inflação anual. Castelo pagou ainda aos professores aquilo que antes estava apenas no papel, como as progressões verticais, horizontais e adicionais previstas pelo Estatuto do Magistério, mas que nunca antes havia sido cumprido.

Os índices de evasão e de repetência caíram nos dois últimos anos. Contribuíram para isso programas como o do fardamento escolar (composto por uma mochila, duas camisas com manga, uma camisa regata, uma calça comprida, um par de tênis e dois pares de meia), e da distribuição de leite para todos os 110 mil alunos da rede de ensino municipal. Em um ano e três meses de atividades foram distribuídos um milhão 250 mil quilos de leite em pó aos estudantes de 255 UEBs (Unidades de Ensino Básico) e 113 escolas comunitárias.

São Luís também melhorou no desempenho da educação municipal ao aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Um exemplo é o da Unidade de Ensino Básico (UEB) Honório Odorico Ferreira, localizada no povoado Tajipuru, na zona rural, a 20 km do Centro.

A escola alcançou, em 2011, a meta 3.3, que estava prevista para ser alcançada somente em 2015. A diretora Elineusa Matos Rodrigues comemora o resultado como fruto de um trabalho coletivo que envolveu os professores, os alunos, seus pais e toda a comunidade. “É uma grande vitória porque o IDEB é uma ferramenta importante, por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação, a prefeitura está no caminho certo”, apontou.

O prefeito João Castelo se mostrou sensibilizado e feliz com a manifestação de apoio e agradeceu o que considerou o reconhecimento ao esforço de sua administração pela melhoria da qualidade da educação. E disse por que pede o apoio do povo que sempre o elegeu para renovar o mandato. “Tenho 40 anos de vida pública, de mãos limpas, não vou jogar esse patrimônio na lata do lixo, preciso concluir essa grande obra para São Luís”, assegurou.

No segundo mandato, Castelo vai construir 37 creches, as primeiras no Bacanga e na Vila Sarney. Também serão implantadas as escolas de tempo integral com o intuito de criar condições para que o jovem do ensino fundamental desenvolva as competências e habilidades necessárias exigidas pelo mercado de trabalho.

As informações da Assessoria de Imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.