Juiz condena Paulo Marinho Júnior por pesquisa irregular

O juiz Sílvio Suzart, da 5ª Zona Eleitoral de Caxias condenou o candidato Paulo Marinho Júnior (PMDB), ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00, por ter divulgado em informativo de campanha uma enquete do site enquete.vetorti.com, na qual aparece com 53% de preferência eleitoral contra 39% de Léo Coutinho (PSB); 5% de Helton Mesquita (PSC); e o demais candidatos com apenas 1% cada.

No Informativo, o candidato do PMDB filho do ex-prefeito e ex-deputado cassado por corrupção Paulo Marinho, divulgou informação dissimulada como se fosse uma pesquisa verdadeira tentando driblar a legislação eleitoral. A farsa foi denunciada à Justiça Eleitoral porque a enquete no Vetorti, pelo Facebook, é contínua e, por isso, os dados se alteram constantemente.

Como um mero levantamento de opiniões, sem controle de amostras ou utilização de método científico, a enquete não tem valor algum na medição da preferência eleitoral. Somente a pesquisa que atenda aos critérios estatísticos necessários são considerados na justiça como medição da opinião do povo.Agora a situação na coligação do candidato do PMDB ficou feia porque a briga para ver quem vai pagar a quantia é intensa.

Não é a primeira vez que Paulo Marinho, o pai, usa destes artifícios para tentar passar à opinião realidade diferente de sua desvantagem eleitoral. Sempre com falsas informações, distorcendo notícias e pesquisas, o ex-prefeito levou o filho a cometer os mesmos erros e crimes eleitorais que sempre comete. Mas, com a mão pesada da Justiça Eleitoral, tudo mudou e a farsa do Paulo Marinho Júnior não durou uma semana.

VERDADEIRA

A propósito a única pesquisa que foi registrada e atende aos requisitos da Justiça Eleitoral foi realizada pelo Instituto Escutec, o mais respeitado do Maranhão dá Léo Coutinho (PSB) com 52,5%. Paulo Marinho Jr, (PMDB) 23,3% vem em segundo com quase 30 pontos percentuais atrás. O terceiro colocado da corrida eleitoral Caxiense é o vereador e médico Helton Mesquita (PSC) que neste levantamento ficou com 9,3%. Mundico Teixeira do PT, 2,0%; Agostinho Neto (PSTU) 1,5% E Herbeth Dete (PSTU) 1,0%. 10,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.