Raimundo Cutrim presta depoimento na Assembleia Legislativa sobre grilagem de terras

O deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD)prestou depoimento no inquérito que apura crimes de “grilagem de terras” no Maranhão. O depoimento do deputado foi realizado na Assembleia Legislativa e durou cerca de três horas. A data do depoimento foi mantido sob sigilo pela comissão de delegados que investiga o caso. Segundo informações o deputado Raimundo Cutrim começou a ser ouvido por volta das 16h.

Denúncia

Em entrevista, no último dia 9, à Rádio Mirante AM, Sebastião Cardoso Filho, procurador de famílias herdeiras de terrenos em uma área na Pindoba, em Paço do Lumiar, denunciou que as famílias teriam sido lesadas pelo deputado Raimundo Cutrim que, na época, era secretário de Segurança.

Segundo Sebastião Cardoso Filho, o deputado Raimundo Cutrim teria usado, no ano de 2000, uma procuração de uma pessoa que havia morrido em 1997 para adquirir as terras.

Defesa

Procurado pela imprensa para falar a respeito de suas supostas aquisições de terras, Raimundo Cutrim disse estar tranquilo, já que adquiriu um terreno em 1999, e que, apesar de ter todos os recibos que comprovam sua propriedade legal, surgiu, agora, uma pessoa “se intitulando dono da área”, e questionando a documentação em poder do parlamentar.

Grilagem e morte

A “grilagem de terras” começou a ser investigada em outubro de 2011, após o empresário Marggion Lanyere Andrade, de 45 anos, ter sido encontrado morto com um tiro na nuca, enterrado em uma cova rasa, em um terreno de sua propriedade, no bairro Araçagi. Segundo a polícia, o crime teria sido encomendado pelo corretor de imóveis Elias Orlando Nunes Filho, de 57 anos, e pelo ex-vereador de Paço do Lumiar, Edson Arouche Júnior, o Júnior do Mojó, de 42 anos, que, desde então, estão foragidos.

Ainda de acordo com a polícia, os sócios da Imobiliária Territorial foram indiciados como “mandantes do crime” porque queriam tomar o lote vendido legalmente à vítima, que descobriu que a sua área já havia sido vendida irregularmente a outras quatro pessoas. O indiciamento dos empresários também foi embasado nos depoimentos dos três executores do crime que afirmaram, categoricamente, que foram contratados pelo corretor de imóveis e pelo ex-vereador para matar Marggion Andrade.

Prisões

Foram presos, como executores do empresário Marggion Lanyere Andrade, o caseiro da vítima, Roubert Sousa dos Santos, o Louro, de 19 anos, o ex-presidiário Alex Nascimento de Sousa, de 23 anos, que confessou ter efetuado o disparo contra a vítima, e um adolescente de 15 anos, que foi apreendido. Este último assumiu ter dado cobertura aos cúmplices, vigiando a movimentação de prováveis curiosos no local do crime. A investigação foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).

Do Imirante.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.