Em artigo, Igor Lago diz que presença de Lupi em São Luís representa o escárnio a toda história de PDT

Carlos Lupi entre Edivaldo Holanda Júnior e FLávio Dino

Uma ligeira reflexão sobre as eleições em São Luis

Com relação ao nosso partido, o PDT, ressalto que a sua participação nestas eleições é a mais deprimente de toda a sua história.

Quando presidente da Comissão Estadual fui testemunho do trabalho liderado pelo professor Moacir Feitosa e a professora Jô Santos, presidente e secretária geral, respectivamente, do último Diretório Municipal de São Luis.

Antes de todo aquele processo, que culminou com a violência daqueles senhores (o ex-ministro Carlos Lupi e o eterno secretário geral nacional Manoel Dias) contra o nosso partido local, e que colocaram os atuais dirigentes estaduais e municipais – a grande maioria sem o crédito de nossa sociedade -, havia uma lista de 52 nomes como pré-candidatos a vereador. Os atuais dirigentes da violência lupista só conseguiram nominar 20 e, segundo as últimas notícias, apenas 14 destes estão em campanha eleitoral.

Como se não bastasse, o processo de escolha sobre o rumo a seguir pelo partido não foi discutido, sequer colocado para a sua militância. Nada disso. Tudo fora decidido em Brasília no ano passado, a quatro paredes, ainda no Ministério do Trabalho e Emprego (antes que o ex-ministro fora demitido por causa dos inúmeros escândalos noticiados pela imprensa nacional) com a participação de nossos ilustres dirigentes e de outro dirigente partidário local que, ora, acha-se ungido à condição de “São Sebastião” das oposições maranhenses.

A nossa ideia, em relação a São Luis, seria iniciar as discussões neste ano e, num ambiente democrático, formar uma grande chapa de candidatos a vereador e optar pelo rumo que a maioria decidisse em caso de não haver consenso. Todos sabiam desta nossa intenção. E, não tenho dúvidas, seria a melhor homenagem que poderíamos prestar ao nosso falecido líder. Entretanto, os atuais dirigentes aproveitaram (com a lógica do controle cartorial dos dirigentes nacionais!) os desdobramentos da crise, que atingiu e derrubou o ministro, para golpear o nosso partido. Lamentavelmente é o que estamos presenciando.

Um quadro triste: Os piores dirigentes da história maranhense à frente do partido de Jackson Lago! A Oligarquia, sorrateira, agradece.

De forma antidemocrática impuseram uma aliança com um candidato de outro partido menor que o nosso que, apesar de ter exercido dois mandatos de vereador e, atualmente,  exercer o de deputado federal (embora licenciado a favor do suplente  “menino de ouro” do Lupi, que encontra-se encurralado por vários processos judiciários por improbidade administrativa e, mesmo assim, ainda tenta cassar, injustamente, o mandato de outro deputado federal eleito, democraticamente, pela coligação que apoiou a candidatura Jackson Lago em 2010), sem tradição com as lutas históricas populares e democráticas da ilha de São Luis.

Não há projeto de relevância para a cidade de São Luis ou um discurso qualquer na Câmara dos Deputados desse candidato que justifique o apoio do PDT!

A recente vinda do Lupi a São Luis representa o escárnio a toda a nossa história de partido popular e democrático. Demonstra que, como dirigente partidário nacional, não segue em nada os preceitos brizolistas. Nada aprendeu com um dos maiores líderes políticos deste país. Ao contrário, aproximou-se, segurou a pasta, concordava com tudo (mesmo com os eventuais erros!), balançava o queixo positivamente, assenhoreava-se da situação para, taciturnamente, desfigurar o PDT num partido de negociatas. E, se desdenhou do significado brizolista, o faz, agora, sem o menor escrúpulo, do legado de nosso Jackson Lago.

Portanto, companheiras e companheiros do PDT, com todo o respeito que lhes tenho e por uma questão de coerência política, não posso concordar com esse rumo partidário. Para mim, é o rumo da violência, da discórdia, do arbítrio. É o que há de pior para o nosso partido.

Saudações Trabalhistas!

Igor Lago.

2 pensou em “Em artigo, Igor Lago diz que presença de Lupi em São Luís representa o escárnio a toda história de PDT

  1. Esse tal de Igor Lago não cansa de sujar a memoria do Saudoso Jackson.é um BANDIDO!!!!!!,um desavergonhado! Que deveria lavar a boca antes d falar de Edivaldo.Ele é jovem, competente, tem carisma e representa a mudança que o Maranhão tanto espera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.