Juizes se reunem para debater sobre as eleições de 2012


Imirante.com

SÃO LUÍS – Na manhã desta sexta-feira (1º), os juízes eleitorais de todo o Estado se reuniram no Fórum Eleitoral de São Luís, para um encontro promovido pelo Tribunal Regional do Estado (TRE-MA), onde foram debatidos diversos pontos, relacionados às eleições municipais em outubro.

Presidido pelos desembargadores Anildes Cruz (presidente) e José Bernardo (vice-presidente, corregedor e ouvidor), o evento serviu para discutir a logística da segurança nas Eleições de 2012, o registro de candidatura, a propaganda eleitoral e a política de segurança da informação.

Segundo Anildes Cruz, novas decisões serão tomadas de acordo com os principais problemas levantados nesta reunião. “A partir do apontamento de todos, será feito um levantamento dos municípios com problemas emergentes, e será designada uma comissão que ficará de prontidão para elucidar tais questões”, afirmou. A reunião possibilitará uma uniformidade nas decisões, considerando a logística dos magistrados em suas zonas eleitorais. A partir disso, todos os problemas, principalmente, as questões de segurança e a ocorrência da falta de servidores, serão encaminhados ao Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante a reunião, o diretor de mídias eletrônicas do Sistema Mirante, Rômulo Barbosa, pontuou que há necessidade de disciplinamento dos encarregados com a propaganda eleitoral, principalmente no interior. “Não basta fazer a propaganda. Tem que ter condições de construí-la”, afirmou Rômulo Barbosa.

Na reunião, ainda foi debatido o sistema de registro de candidaturas (que espelha a situação do candidato à eleição), a apresentação da Escola Judiciária Eleitoral e o mapeamento das áreas sinalizadas, que deverá ser entregue pela Secretaria de Segurança Pública, destacando os principais problemas eleitorais sofridos pelos municípios.

A ministra Nancy Andrighi, corregedora-geral do TSE, não pode comparecer ao evento, devido a uma reunião extraordinária em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.