Comissão de Meio Ambiente da Assembleia visita Aterro da Ribeira

Professores do Núcleo Geoambiental da Uema, representante da Funasa, Comissão de Meio Ambiente da OAB, Consultores da Assembleia Legislativa e estudantes do Curso de Biologia da Uema integraram a comitiva capitaneada pela presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da AL, deputada Eliziane Gama (PPS) durante visita ao Aterro da Ribeira na manhã desta sexta-feira, dia 18 de maio.

 Esta foi a terceira de uma série de visitas que estão sendo realizadas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de fazer os encaminhamentos para cobrar soluções dos órgãos responsáveis. Na semana passada a Comissão visitou as valas de São Luís e na primeira visita o foco foram algumas praias da cidade.

 A comitiva, composta por ambientalistas, professores, alunos e a presidente da Comissão da AL, deputada Eliziane Gama, foi recebida pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marco Aurélio, que mostrou as instalações e condições do Aterro Sanitário e falou sobre os investimentos que serão feitos no local até o fim deste ano.

 Segundo a deputada Eliziane Gama, o principal objetivo da ida ao Aterro da Ribeira foi observar se o local está adequado para atender a nova legislação federal referente aos resíduos sólidos, já que ainda não há um plano municipal para a cidade de São Luís e a elaboração deste plano será feita a partir de audiências públicas com representantes do poder público e sociedade civil organizada.

 Eliziane Gama lembrou que mais 90% dos municípios maranhenses não têm aterro sanitário e nem gerenciamento de resíduos sólidos. Na capital, um único aterro atende a Grande Ilha — o Aterro da Ribeira, que tem prazo final de atividade em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.