Protesto contra grileiro em Bom Jesus das Selvas

Cerca de 800 trabalhadoras rurais do MST e urbanas realizaram uma manifestação no município de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão, na última quinta-feira, para cobrar dos governos municipal, estadual e federal uma política para a Reforma Agrária e Reforma Urbana.

O protesto reivindicou também a desapropriação da Fazenda Rio do Sonho, ocupada por cerca de 1500 famílias de Sem Terra e Sem Teto. “A fazenda é uma área da União e precisa ser arrecadada pelo Programa Terra Legal”, afirma Divina Lopes, dirigente do MST.

“Queremos discutir com o Incra a possibilidade de criação de assentamento rural e de um projeto habitacional para o município ”.

A manifestação pacifica também é uma forma de pressionar o grileiro José Osvaldo Damião – pai da pré-candidata à prefeia no municpío, Cristiane Damião (PT do B)- que insiste ser o dono da propriedade, mesmo o INCRA, AGU e MDA já tenham afirmado em documento que as terras pertencem à União. Na manifestação, as mulheres ocuparam a BR-222, uma das principais do estado, e realizaram uma passeata pelas principais ruas da cidade.

O município de Bom Jesus das Selvas, Centro-Oeste do Maranhão, vive ameaçado por grandes projetos econômicos como as imensas plantações de eucaliptos. Cercada de latifúndios, que não geram empregos e impedem o desenvolvimento local, as famílias são obrigadas a morar na beira da rodovia que corta a cidade.(com informações do MST nacional).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.