Cleide Coutinho denuncia caos no campus da UEMA da cidade de Caxias

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (13), para denunciar e pedir providência do governo do Estado para acabar com o caos que tomou conta do campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) de Caxias, a mais importante cidade da Região dos Cocais.

Cleide informa que não é só a Faculdade de Enfermagem de Caxias que enfrenta problemas para funcionar e atender os estudantes, conforme denunciou o deputado Bira do Pindaré (PT), durante pronunciamento na tribuna. Segundo o petista, a Faculdade de Enfermagem de Caxias está literalmente jogada às traças. De posse de ofício assinado pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Tiradentes, José Nailson Santos Araújo, Cleide denunciou os “abusos e os desserviços prestados ao Centro de Estudos Superior de Caxias pela reitoria, na pessoa do magnífico reitor José Augusto Silva Oliveira e seus pró-reitores”.

De acordo com o documento, “o reitor não cumpre as sua promessas de campanha, desonrando os compromissos assumidos com a classe acadêmica. Em 2011, cansados de esperar que o reitor fosse a Caxias, fomos, no dia 12 de junho, ao gabinete do pró-reitor em São Luís, Valter Canales, que prometeu resolver os problemas com brevidade”.

O ofício diz ainda que um mês depois, “os estudantes partiram para as ruas para demonstrar à sociedade o trato do reitor com a classe. Com o apoio da maioria dos acadêmicos, foi organizado um funeral simbólico da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do reitor da UEMA de Caxias, José Augusto Silva Oliveira”.

O documento diz também que “diante da repercussão do funeral, a Reitoria da Uema enviou um assessor, o Senhor Cesar Choairi para negociar com os estudantes. A pauta de reivindicação foi mandada ao reitor. Passados trinta dias, o mesmo assessor voltou a Caxias, com uma contra proposta que nunca foi cumprida pela Reitoria.

Por isso solicitarão os estudantes que a Deputada solicite a vinda da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão para constatar a veracidade das denuncias apresentadas”. PROBLEMAS Cleide disse que os principais problemas do Campus da UEMA de Caxias, reclamados pelo DCE, são a falta de extintores de incêndio, rede elétrica deficiente, a reforma e ampliação de salas de aula, auditório, contratação de professores, construção de novo laboratório e aquisição de equipamentos e instalação de uma nova biblioteca, que está com o acervo ultrapassado.

Na avaliação de Cleide, não adiantou uma reunião entre o reitor da UEMA de Caxias, Valter Canales, com o presidente do DCE Tiradentes, Nailson Araújo e com o presidente do Centro Acadêmico Ronnie Castro. “Vejo a governadora viajando no governo Itinerante e pulando sempre Caxias, onde ela realmente não pode ir porque lá nada aconteceu, nada foi feito”, disse. “Mesmo assim, a Faculdade de Medicina de Caxias conseguiu, no último Enade, o 1º lugar no Maranhão e o 4º lugar no Nordeste. Isso prova que a Prefeitura, os estudantes e a equipe médica têm cumprido com as suas responsabilidades para com as famílias, que mandaram seus filhos para receber educação naquela cidade”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.