Secretaria de Minas e Energia na contra-mão do “Luz para Todos”

 O programa do governo federal Luz para Todos fará mais 400 mil novas ligações elétricas até 2014, afirmou a presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (27), em seu programa de rádio semanal “Café com a Presidenta”.

Enquanto a presidente anuncia avanços no programa, no Maranhão a situação do PLPT(Programa Luz para Todos)não é das melhores. A falta de dados sobre o número de ligações já executadas é apenas um dos sérios problemas de gestão na execução do Luz para Todos no Estado.

Criada para, dentre outras coisas, fiscalizar programas como o Luz para Todos, a Secretaria de Minas e Energia, sob o comando de Ricardo Guterres, não tem se mostrado eficaz no acompanhamento e muito menos na fiscalização do programa.

Desde quando assumiu o comando da pasta, Guterres jamais divulgou um relatório sobre o PLPT. Praticamente não se sabe como está caminhando o programa no Maranhão. Não se sabe, por exemplo, se a meta de 60 mil ligações estipulada para 2010 foi alcançada.

Ricardo Guterres(secretário de Minas e Energia)

Outro problema grave é o desvio e o abandono de equipamentos usado no programa como transformadores, cabos e até postes de iluminação. Muitos desses materiais são desviados e outros acabam abandonados nos locais onde deveriam ser montados.

A falta de fiscalização por parte da Secretaria tem comprometido a execução do programa, facilitado o desvio de equipamentos e até permitindo que empresas responsáveis pelas ligações alterem planilhas de trabalho, informando ligações onde não existe um ponto de luz se quer.

A empresa responsável pela execuação do Luz para Todos no Maranhão, é a Cemar.  É ela que contrata empresas como a DPL, para executar as ligações e  também que divulgar os números do programa.

A secretaria de Minas e Energia tem as informações, mas parece fazer vistas grossas para o grave problema.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.