Cleide Coutinho anuncia programa de residência médica em Caxias

Da Assecom/Gab. da dep. Cleide Coutinho

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (11) para destacar que a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu instalar no município o programa denominado Pró-Residência Médica.

 No mesmo pronunciamento, Cleide fez um apelo à governadora Roseana Sarney (PMDB), para que ela mande retornar os recursos que foram retirados da área de saúde de Caxias.

 Segundo ela, em 2010 Caxias foi socorrida pelo ministro Edson Lobão (Minas e Energia) e pela deputada Nice Lobão (DEM), que conseguiram recursos no Ministério da Saúde para atender as necessidades que a rede de saúde precisava naquele momento.

 A parlamentar informou que o Pró-Residência Médica é um programa nacional de apoio à formação de médicos especialistas em áreas estratégicas. As regiões prioritárias são divulgadas por edital, depois de observadas as demandas locais e regionais, apresentadas pelos gestores do SUS.

 De acordo com Cleide, foi por meio do cumprimento de todas as exigências que constam da Portaria Interministerial nº 1.001, de 22 de Outubro de 2009, que a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), encaminhou proposta para implantação da Pro-Residência naquela cidade.

 Segundo Cleide, depois de analisada, a proposta foi aprovada e já houve, inclusive, a publicação da Portaria Conjunta nº 08, de 26 de Novembro de 2010, que aprovou a residência medica para Caxias nas áreas de Medicina de Família e Comunidade (quatro vagas), Ginecologia e Obstetrícia (quatro vagas) e Psiquiatria (quatro vagas) . “Essas serão as primeiras vagas oferecidas nestas especialidades, em todo o Estado do Maranhão”, assinala.

 A deputada informou ainda que, no próximo mês de dezembro, será lançado o edital para seleção dos residentes para Caxias, cujos cursos serão iniciados no dia 1º de março de 2012, conforme calendário nacional, e cada médico residente terá direito a uma bolsa no valor de R$ 2.388,06, que corresponderá a uma jornada de 60 horas semanais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.