César Pires pede urgência em projeto de reajuste dos professores

Cláudio Brito/ Agência Assembleia

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM) anunciou, nesta terça-feira (9), durante pronunciamento na tribuna da Casa, que protocolou requerimento na Mesa Diretora, pedindo urgência na tramitação da mensagem governamental 078/2011, que trata do reajusta salarial dos professores do Estado.
 
 
O parlamentar esclareceu que a urgência foi pedida em decorrência do compromisso firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e o Sindicato dos Professores (SINPROESEMMA), para que os ganhos assentados na mensagem da governadora Roseana Sarney ((PMDB) possam ser pagos em folha suplementar.
 
 
César Pires informou que recebeu telefonemas do secretário de estado da Educação, professor João Bringel, e do presidente do SINPROESEMMA, Julio Pinheiro, pedindo que abreviasse, junto a todos os deputados, a necessidade de votação da mensagem governamental, que aditiva o projeto anterior.
 
 
Pires lembra que – acompanhado dos deputados Eduardo Braide (PMN), Stenio Rezende (PMDB), Manoel Ribeiro (PTB),  Rogério Cafeteira (PMN) e do secretário Hildo Rocha – esteve no gabinete do secretário de educação, para falar sobre a questão dos professores.  
 
 
 “Ponderamos ao secretário João Bringel que o projeto de lei encaminhado anteriormente pela governadora Roseana Sarney não atendia os preceitos básicos do SINPROESEMMA, e nem tampouco aos meus, na condição de presidentes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e como educador”, afirmou.  
 
 
 César informou que ponderou a Bringel a condensação das referências 1 a 6, da 7 a 12ª  e da 13ª a 19ª. “Os professores teriam perdas irreparáveis, que se acumulariam ao longo do tempo. A GAM que alcançaria as referências 1 a 19 de 100%, que trata do magistério do ensino fundamental, e da 19ª a 25ª, que trata do ensino médio”, assinalou  Pires.
 
 
 A mensagem governamental que trata do reajuste dos professores do Estado já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembsleia.  No momento, o projeto de lei tramita nas comissões de Educação, Orçamento, Finanças Controle. Posteriormente a matéria será levada á apreciação dos deputados, em plenário.       
 
 
LUTA RECONHECIDA   
 
 
 Em aparte, os deputados Alexandre Almeida (PT d o B), Stênio Rezende (PMDB), Eduardo Braide (PMN), Neto Evangelista (PSDB), Bira do Pindaré (PT) e Roberto Costa (PMDB) reconheceram a luta do deputado César Pires (DEM) em prol das causas dos professores, tanto como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa quanto como educador.  
 
 
Todos os parlamentares admitiram que desde que ocupou o cargo de secretário de Estado de Educação, o deputado César Pires sempre participou da luta dos professores, para conseguir melhorias salariais e de condições de trabalho, junto ao governo do Estado do Maranhão.
 
 
Na condição de representante da Oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Neto Evangelista (PSDB) disse que se sentiu honrado, ao participar de reunião com o secretário de Educação, e presenciar o deputado César Pires se debruçar sobre os números, procurando uma forma de atender grande parte dos anseios dos professores do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.