Adesão ao PSD na Câmara é mais baixa do que a esperada

Da Folha.com

No afã de se transformar na quarta maior bancada da Câmara, o PSD superestimou a conta dos seus filiados. Os cálculos do líder do partido, Guilherme Campos (SP), apontam 52 deputados.

Mas um levantamento feito pela Folha aponta que, até ontem, o partido registrava 49 deputados federais compromissados a pular para a legenda de Gilberto Kassab.

Para Dirceu, Meirelles não tem chance de ganhar Prefeitura de SP
PSD participa pela primeira vez de reunião de líderes na Câmara
Veto ao PSD já está decidido, diz presidente do DEM

Destes, pelos menos sete estão licenciados. Estão fora de exercício Paulo Bornhausen (SC), João Rodrigues (SC), Sérgio Sveiter (RJ), Alexandre Silveira (MG), Vilmar Rocha (GO), Thiago Peixoto (GO) e Eliene Lima (MT).

“Deputado licenciado conta como deputado. Em uma votação importante ele pode votar”, justifica Campos.
Os outros três parlamentares, garante o líder, “estão guardados na manga”.

Alguns nomes que haviam dado garantia da filiação recuaram após conseguir se cacifar dentro de seus partidos com a ameaça da saída.

Entre eles, deputados do Amapá e do Acre ainda avaliam a troca.

Campos disse manter conversas nos principais Estados e estima que, até o fim de outubro, dez deputados de São Paulo estarão filiados ao partido, o maior colégio eleitoral do país. Hoje, o PSD conta com sete. Em Minas, são seis deputados, e no Rio, quatro.

O PSD trabalha para atrair até 60 deputados federais. Se conseguir, ficará atrás apenas do PT, do PMDB e do bloco PSB-PC do B-PTB.

“Como priorizamos a filiação dos que querem ser candidatos [em 2012], esses são os que deram o compromisso. Se ainda não se filiaram, é uma questão burocrática”, disse Campos, que participou ontem, pela primeira vez, da reunião do colégio de líderes partidários da Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.