Farmácia de Medicamentos Especializados é entregue à população

Do Governo do Estado

Mais uma obra do Programa Saúde é Vida foi entregue pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde aos maranhenses, nesta quarta-feira (14), em São Luís. A Farmácia de Medicamentos Especializados (Feme), que atende portadores de doenças raras, crônicas ou que necessitam de tratamento especial, passa a funcionar em nova sede, com localização estratégica para facilitar o acesso da população à farmácia, ao lado do Viva Cidadão e em frente ao Terminal da Integração da Praia Grande.   

Segundo a governadora Roseana Sarney, o governo tem como objetivo garantir a população um sistema de saúde de qualidade. “A saúde é uma prioridade para o governo pois esse é o maior anseio da população, fato constatado em pesquisas que fizemos em todo o estado”, contou Roseana. Ainda segundo ela, a entrega da nova Feme vaii levar atendimento humanizado a quem necessita. “A Feme foi criada para beneficiar aquelas pessoas que precisam de atendimento especial e não podem pagar. O auxílio dos remédios gratuitos é muito importante para eles”, assim como a humanização dos serviços e do atendimento”, afirma.

Para o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, a entrega da farmácia retrata a importância que o Governo do Estado dá aos medicamentos especializados. “Aqui são dispensados medicamentos para pessoas em situação grave, como doentes crônicos, são medicamentos de alto custo e difícil acesso. Os usuários merecem um atendimento especial, com acolhimento e atenção”.

A previsão, segundo o secretário, é que em breve os serviços da Feme sejam interiorizados para levar o atendimento a todo o Maranhão. “As unidade de saúde que estamos inaugurando são equipadas com o quer há de melhor e a nossa equipe de profissionais é formada pelos melhores do Estado”, afirmou Ricardo Murad.

Nova Feme

O prédio conta com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Além disso, foi pensado para facilitar o acesso para deficientes físicos, incluindo um elevador para fazer o transporte entre os dois andares. O espaço maior possibilita melhor organização dos serviços e a implantação do programa de humanização no local.   

Ao todo, cerca de 80 mil pessoas já foram cadastradas para receber esses medicamentos e cerca de 25 mil continuam sendo atendidas. Em 2010, foram atendidos 171.586 pacientes. Só nos primeiros quatro meses de 2011, mais de 46 mil pessoas receberam assistência da Feme.

Ao todo, a farmácia disponibiliza 236 medicamentos para a população maranhense. Em alguns casos, custam cerca de R$1.500,00 a ampola, valor inviável para a maioria dos usuários.   

Caso do aposentado Antônio Carlos Teixeira, que sofre de transtorno bipolar e esquizofrenia. Todos os meses, Antônio precisa buscar o medicamento na farmácia. Se fosse pagar, ele gastaria, em média, R$ 600, algo impossível para quem recebe um salário mínino. “Se eu não recebesse o medicamento de forma gratuita, eu não conseguiria fazer o tratamento, é muito importante essa ajuda do governo”, contou.

Ana Alves da Conceição é de Chapadinha e todo o mês precisa ir à farmácia para buscar os medicamentos da amiga Maria Gomes, transplantada dos rins.  Segundo ela, a localização da Feme vai melhorar muito a vida da população. “Aqui é mais fácil da gente vir buscar o medicamento. Ficou mais perto do Centro da cidade e também do terminal de ônibus. Eu gostei muito”, disse Ana.

Segundo a diretora da farmácia, Ilanajara Guimarães, uma média de 12 mil atendimentos são realizados por mês. “Hoje já deu para perceber por parte dos usuários, uma satisfação de vir à Feme com a maior segurança. Um ponto positivo da nova estrutura é o elevador destinado aos deficientes físicos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.