Eliziane Gama visita acampamento quilombola no Incra

Com o objetivo de tentar intermediar de pedir resposta imediata para as reivindicações dos moradores de áreas tradicionais e quilombolas acampadas na sede do Incra, a presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS) visitou o acampamento na manhã desta terça-feira, dia 7 de junho.

 Durante a visita, a parlamentar se comprometeu a colaborar no processo de intermediação com o governo do Estado e o Tribunal de Justiça. Eliziane Gama recebeu a pauta de reivindicações referente ao Executivo Estadual, Instituto de Colonização e Terra Maranhão (Iterma) e TJ. Os quilombolas entregaram ainda para a deputada uma lista com mais de 50 nomes de pessoas ameaçadas de morte, além de cópia do documento já encaminhado para Brasília.

 “Hoje são mais de 500 comunidades quilombolas no estado, e destas 180 estão em situação de conflito. Muitas lideranças vivem em constante ameaça, inclusive de morte. Não podemos aceitar esta situação. Espero que tanto o governo do Estado, quanto o governo federal possam dar resposta imediata”, destacou Eliziane Gama.

 A presidente da Comissão de Direitos Humanos informou que já solicitou para a Assembleia Legislativa a realização de uma audiência pública para tratar sobre os conflitos de terras quilombolas no Maranhão e pediu a participação de todos. “Vamos realizar esta audiência na próxima semana e queremos todos os atores presentes para buscamos uma solução para este problema no estado”, frisou.

 Várias denúncias de conflitos e ameaças foram relatadas para a deputada. Representantes das comunidades expuseram os conflitos e afirmaram que aguardam uma resposta do governo federal sobre documento já encaminhado.

Agência Asembleia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.