Sarney fala do Estatuto de Desarmamento e da Reforma Política

 

Para José Sarney a venda, utilização e posse de armas devem “ter tolerância zero”. Ele propôs que o Congresso reexamine o artigo 35 do Estatuto do Desarmamento, que foi alterado em Referendo Popular em outubro de 2005, quando a população brasileira optou pela manutenção do comércio de armas de fogo.

Segundo o presidente do Senado, a realidade do país hoje é outra, e merece ser rediscutida. Para alterar a decisão do Referendo, Sarney indica o caminho: “Acho que podia ser um projeto de lei revogando a lei anterior”.

 Reforma Política

O senador Sarney informou também que na próxima quarta-feira, 13 de abril, receberá o relatório final do presidente da Comissão de Senadores encarregada de elaborar o Anteprojeto da Reforma Política, senador Francisco Dornelles (PP/RJ).

Sarney disse que pretende dar mais 30 dias, após essa data, para que os senadores da própria comissão possam “reformular as decisões através dos projetos de emendas constitucionais”.

 Com relação ao ano que as mudanças propostas passarão a valer, o presidente Sarney diz não estar preocupado: ” a implantação pode ocorrer no ano que vem ou em 2014, os membros da comissão saberão responder. Mas o que é necessário é que não fiquemos parados nesse assunto. A reforma política é uma determinação, uma vontade da classe política, dos senadores, de enfrentar e resolver os problemas”.

Da assessoria do Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.