MA tem três vezes mais juízes e promotores que defensores

 

Em entrevista ao Programa Portal Assembleia, transmitido pela TVN – Canal 38, o Defensor Público Audi Melo de Araújo Filho discorreu sobre o papel da Defensoria Pública, principais núcleos de atuação e participação da instituição como agente de redução de desigualdades sociais.

Audi Melo lembrou que a DP foi criada pela Constituição Federal de 1988 no objetivo de garantir direitos a todos os cidadãos em risco social ou pessoal. Segundo ele, a partir da Constituição Federal a assistência jurídica passou a ser um dever do Estado, atendendo àqueles que não têm condições de pagar um advogado ou fazer frente a eventuais despesas de um processo judicial.

Exemplificando, disse que a Defensoria Pública pode celebrar Termos de Ajustamento de Conduta já que tem legitimidade também para atuar nas questões coletivas, para agilizar mediações e conciliações.

A busca da solução extrajudicial dos litígios, fazendo com que o conflito posto em sociedade, seja ele de natureza interpessoal ou coletiva, se resolva sem a necessidade de ingresso no aparelho formal da Justiça do Estado, é prioridade da Defensoria Pública. O aparelho formal da Justiça, conforme Audi Melo, é complexo, burocrático, moroso e invariavelmente muito caro.

JUÍZES E PROMOTORES

Audi Melo defendeu a integração e interlocução entre a Defensoria Pública e a estrutura do Poder Executivo. A Defensoria mantém parceria com a secretaria de Estado da Saúde, com a secretaria de Segurança e uma parceria muito sólida com as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária.

Afirmando que o Estado tem três vezes mais juízes e três vezes mais promotores que defensores públicos, Audi Melo defendeu um maior equilíbrio no Sistema de Justiça do Estado. “O grande desafio é levar essa instituição para o interior, que é onde se verificam as mais graves violações de direitos. “A política de acesso à Justiça é promovida pela Defensoria Pública e nós temos um número muito reduzido de defensores públicos no Estado”, completou.

Agência Assembleia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.