Edson Araújo quer esclarecer denúncia de formol em pescado

 

O deputado Edson Araújo (PSL) repercutiu, na sessão desta segunda-feira (21), o risco abordado em matérias jornalísticas que foram divulgadas na semana passada por jornais de circulação no Estado, acerca da existência de formol em pescados vindos de fora do Maranhão, principalmente do Pará. Segundo as matérias, feitas com base em denúncia de alguns comerciantes de pescados da capital, empresários de fora do Estado estariam manipulando a substância formol, altamente nociva ao ser humano, para aumentar o prazo de conservação do pescado e permitir um período maior de exposição.

O deputado do PSL solicitou prudência e cuidado em relação ao assunto, “a fim de que os pescadores maranhenses não sejam afetados por uma possível redução no consumo do peixe em função do possível receio da população por conta do relato deste fato”. Edson Araújo explicou que achou “por bem chamar atenção das autoridades estaduais e municipais para a relevância dessas denúncias, em função da proximidade da Semana Santa”.

Segundo o parlamentar, a Secretaria Municipal de Pesca, Agricultura e Abastecimento informou a ele, através da secretária adjunta Eliana Bezerra, que já estava tomando providência no sentido de coletar, pelos fiscais da Vigilância Sanitária do município, amostras dos pescados vindos de outros Estados, a fim de promover a análise química para verificar a existência, ou não, da substância no peixe comercializado. Edson Araújo contou que conversou também com o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, que tomou providências para apurar a veracidade ou não do fato denunciado.

Agência Assembleia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.