SOMENTE COM CREDENCIAL

 

Do Blog do Itevaldo

A Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) está credenciando profissionais (jornalistas, radialistas, fotógrafos) para cobertura jornalística de atividades governamentais no Palácio dos Leões. A medida é acertada e necessária. Cobertura jornalística no estado é terra de ninguém.

Entrevista coletiva é um Deus nos acuda. Se for então do Chefe do Executivo ou do Legislativo aparece toda espécime empunhando blocos para anotação, canetas Bic, gravadores e microfones. É tudo “pessoal da imprensa”. Sopram. Com a ampliação da blogosfera. Todo mundo se diz (ou se acha) jornalista. Criar, escrever, manter um blog (ou site) não quer dizer que se faça jornalismo. Quem escreve ou possui um blog (ou site) não significa que também seja jornalista.

Jornalismo tem que ser pautado pelo interesse público, senão é outro bicho. Menos jornalismo. A Secom já havia tomado a decisão de fazer um credenciamento na última coletiva da governadora Roseana. E fez acertadamente. É evidente que os tolos, os toscos e outras espécimes irão grunhir.

A medida da Secom deveria ser copiada pelo poderes: Legislativo e Judiciário. O Legislativo fez uma boa tentativa na atual gestão. Os jornalistas que cobrem a Assembleia chegaram até receber um cartão de identificação. Depois arrombaram a porta…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.