Prefeitura intensifica serviços de infraestrutura e ações preventivas ao período chuvoso na capital

A Prefeitura de São Luís segue com sua programação de ações preventivas visando à estruturação da cidade para o enfrentamento do período chuvoso na capital. Nesta segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) intensificou os trabalhos de desobstrução de canais e galerias e realizou serviços de recuperação asfáltica em diversos trechos de ruas e avenidas da cidade. A ação, que segue determinação do prefeito Edivaldo,  tem como objetivo evitar pontos de alagamentos e melhorar a malha viária principalmente nos corredores de tráfego mais intenso.

A programação de limpeza e desobstrução de galerias e bueiros se concentrou, nesta segunda-feira (7), no Canal da Macaúba, na Areinha; na Rua Santa Bárbara, no São Cristóvão; e no bairro Fumacê, na região Itaqui-Bacanga. Nesses locais, o trabalho de desobstrução foi realizado de forma mecânica com a utilização de escavadeiras.

O trabalho, de caráter preventivo, consiste na retirada de resíduos sólidos e dejetos conduzidos pela água da chuva e que se acumulam nesses locais. O trabalho visa facilitar o escoamento das águas pluviais, evitando, assim, o entupimento das galerias e canais dispostos ao longo das vias públicas.

“Sob orientação do prefeito Edivaldo, estamos realizando esse trabalho que é feito durante todo o ano, e que agora estamos intensificando para evitar possíveis acúmulos de água nessas áreas e, assim, minimizar o impacto das fortes chuvas, garantindo mais tranquilidade aos moradores e maior trafegabilidade urbana. Por isso estamos dando prioridade às áreas onde verifica-se grande acúmulo de resíduos, sendo, portanto, mais suscetíveis a entupimentos”, disse o titular da Semosp, Antonio Araújo.

Na ação, também é feita a retirada de vegetação das encostas dos canais, de material arenoso e demais elementos que podem obstruir estes espaços. O trabalho é realizado de forma mecanizada com uso de escavadeiras hidráulicas, caminhões munck, equipamentos de hidrojato ou de forma manual.

A doméstica Maria da Conceição Costa Pinheiro, 34 anos, moradora da Areinha, comentou sobre a importância do trabalho de desobstrução do Canal da Macaúba. “A gente que mora nas proximidades do canal sabe o quanto é importante essa limpeza que a Prefeitura faz para evitar alagamentos”, disse.

Além do trabalho preventivo de desobstrução de canais e galerias, também foram executados, nesta segunda-feira, serviços de recuperação asfáltica nas avenidas General Arthur Carvalho, Santos Dumond e Vitorino Freire, que são corredores de fluxo intenso da capital. Já a Avenida Principal do Cajupari, na zona rural de São Luís, recebeu serviços de terraplanagem.

3 comentários sobre “Prefeitura intensifica serviços de infraestrutura e ações preventivas ao período chuvoso na capital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.