Projeto prevê fim de eleição em caso de vacância do cargo de presidente da AL

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) apresentou hoje (4) um Projeto de Resolução Legislativa para alterar as regras de substituição de cargos vagos na Mesa Diretora da Assembleia.

Segundo a proposta, em caso de vacância do cargo de presidente, por exemplo, assume definitivamente o vice-presidente, sem necessidade de nova eleição.

Os demais vice-presidente vão “subindo” na estrutura, realizando-se eleição apenas para o último. O mesmo se aplica no caso de vacância de cargos de secretários.

Segundo apurou o Blog do Gilberto Léda, o projeto já conta com 26 assinaturas de apoio e deve caminhar para um consenso. O atual presidente da Casa, Humberto Coutinho (PDT), foi consultado sobre o assunto, e concordou com a medida.

O pedetista entende, assim como os defensores da proposta, que essa é uma forma de pacificar a Assembleia no atual momento, em que ele está enfermo. Assim, evitam-se discussões sobre sucessão enquanto ele ainda se recupera de um câncer.

Reeleição

Também já tramita na casa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Fábio Macedo (PDT), prevendo o fim da reeleição para cargos na Mesa Diretora.

Nesse caso, a recondução para os mesmos cargos só estaria vedada na mesma legislatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *