A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis retoma as atividades na manhã desta terça-feira (29), em duas sessões distintas. A primeira será realizada às 8h da manhã com o promotor de Justiça da Ordem Tributária e Econômica, José Osmar Alves, que participará como colaborador.
O empresário Dileno de Jesus Tavares, ex-presidente do Sindicato dos Combustíveis, que deixou de comparecer à primeira convocação, deveria ser o segundo a depor às 14h, no Plenarinho, mas conseguiu uma liminar do desembargador Jaime Ferreira de Araújo para ter o direito de ficar calado quando comparecer para prestar depoimento.
Por meio do habeas corpus preventivo o empresário conseguiu, ainda, um salvo conduto para que não seja preso, mesmo que não assine o termo de compromisso de testemunha, nem colabore com os trabalhos da comissão.
A CPI dos Combustíveis é presidida pelo deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), e foi instalada dia 3 de abril para investigar a suposta formação de cartel no setor de revenda de combustíveis em São Luís.