A base aliada do Governo na Assembleia Legislativa reagiu aos ataques do deputado Edilázio Júnior(PV), que também integra a base de apoio, com relação a lisura do processo seletivo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para contratação de profissionais da área médica nas UPA´s (Unidade de Pronto Atendimento), tanto da capital como do interior do Estado.
Edilázio chegou a afirmar que o processo seletivo da SES deveria se chamar de processo de indicação ou apadrinhamento.
As declarações do deputado causaram mal estar na bancada. Os deputados Stênio Rezende (PMDB), Magno Bacelar (PV) e André Fufuca (PSD) saíram em defesa do governo e do secretário Ricardo Murad.
O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Stênio Rezende, discordou do colega e informou que o processo seletivo não é feito pelo governo do Estado ou pela Secretaria de Saúde e sim pelas OCIPS e ONGS que são responsáveis pelos processos.
“As UPA´s são administradas pelas OCIPS, por ONGS, que fazem esse processo seletivo. Portanto, se tem algum questionamento que ele seja feito especificamente às empresas que administram as UPA´s, mas não ao secretário Ricardo Murad. Eu não tenho dúvida de que o secretário Ricardo Murad irá fiscalizar não só o funcionamento, mas também a maneira como foram contratados esses funcionários”, afirmou Rezende.
Em aparte, durante o pronunciamento do deputado Edilázio Júnior, o deputado Magno Bacelar defendeu a prerrogativa do colega de investigar, mas rebateu a acusação de que políticos teriam sido beneficiados nos processo seletivo das UPA´s.
“O critério escolhido pela Secretaria à seleção foi a lisura. Portanto, não compete a nós políticos estar indicando enfermeiro A, B, ou C, pois seria improbidade. Então, deputado, quero dizer a V. Ex.ª que a empresa existe, e é um direito seu investigar”, respondeu Bacelar a Edilázio.
Bacelar disse ainda que a governadora Roseana Sarney(PMDB) tem conduzido seu governo com transparência e destacou o trabalho do secretário Ricardo Murad como responsável pela nova realidade da saúde do maranhão, principalmente com a implantação das UPA´s.
Para o deputado André Fufuca, a saúde no Estado deu um salto de qualidade e questionamentos como os levantados pelo deputado Edilázio Júnior são importantes e preocupantes, mas que não devem ser encarados como meras críticas ao governo.
“Mas o que V. Ex.ª leva a esta tribuna é bastante importante, é um fato preocupante e, de certo modo, nós devemos ter não como uma crítica ao governo, mas sim como um pensamento para melhorar, porque o governo que faz o seletivo, que faz o concurso é o governo que quer o melhor para a sua população, quer que os melhores estejam atuando em suas áreas”, ponderou Fufuca.