Do blog do Jorge Aragão
O Projeto de Resolução solicitando a antecipação da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que seria lido e publicado no Diário da AL esta semana foi temporariamente retirado de pauta.
Dois fatores levaram os parlamentares a retirarem de pauta o projeto. O primeiro é principal foi o pedido – antecipado pelo Blog – da governadora Roseana Sarney (PMDB) ao presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB).
A governadora quando soube da movimentação do Projeto de Resolução, fez questão de ligar pessoalmente ao presidente é fazer o pedido para a retirada do projeto.
O segundo motivo foi o vazamento da informação. O autor do Projeto de Resolução, deputado Hélio Soares (PP) ficou chateado com o vazamento da notícia por parlamentares que participaram da “assinatura secreta” e ameaçou retirar o projeto.
No entanto, por mais que insistam no Projeto de Resolução, o que não deve mais acontecer, a aprovação do mesmo não será tão fácil, já que deve encontrar obstáculos na Comissão de Constituição e Justiça, e no próprio Plenário da Casa.
O objetivo da antecipação seria uma maneira de facilitar a reeleição da Mesa Diretora por mais dois anos e esse é o maior entrave. A reeleição do presidente Arnaldo Melo, até é vista com bons olhos por boa parte dos deputados, mas manter os outros oito parlamentares na Mesa Diretora seria quase impossível.
Afinal quem está fora quer entrar, mas o problema é quem está dentro não está querendo sair e sendo assim, nada de acordo, pelo menos até agora.