Arquivo da tag: Simplício Araújo

Recém-criados, Solidariedade e Pros buscam deputados de aluguel…

Do Atual7

Oficializados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há algumas semanas, o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Solidariedade iniciaram a corrida para filiar parlamentares e encher os cofres das novas legendas com o Fundo Partidário, financiado com recursos públicos.

NEGOCIADOR OFICIAL: O deputado federal maranhense Simplício Araújo, que ganhou a liberdade de acertar alianças políticas no Estado pelo Solidariedade. Foto: Divulgação / Agência Câmara.
NEGOCIADOR OFICIAL: O deputado federal maranhense Simplício Araújo, que ganhou a liberdade de acertar alianças políticas no Estado pelo Solidariedade. Foto: Divulgação / Agência Câmara.
Para atrair políticos, os novos partidos oferecem acesso ao tempo de televisão, ao próprio fundo e, no caso dos deputados federais, o comando do partido nos Estados.

No Maranhão, o comando do Solidariedade e do Pros ficou a cargo dos deputados federais pelo Maranhão, Simplício Araújo, que traiu a presidenciável Marina Silva na busca pelo poder, e do ficha suja Zé Vieira, respectivamente.

O Solidariedade já conta com 23 deputados. O Pros, cujo comando é dividido entre o proprietário de campo de futebol de grama sintética e de uma van para transportes urbanas (Eurípedes Júnior) e um construtor que se diz falido (Henrique José Pinto), espera chegar aos 30 deputados em breve.

Aos deputados federais que concordarem filiar-se às novas legendas, os chefões da siglas oferecem o controle do partido no Estado, o que, em tese, dá carta branca para o parlamentar negociar acordos políticos com governadores e deputados estaduais nas eleições de 2014, como já vem abertamente fazendo os dois deputados federais maranhenses, dias antes da oficialização dos partidos pelo TSE.

Simplício Araújo trai Marina Silva e o PPS

Do Atual7

Enciumado desde que a deputada estadual e pré-candidata ao governo do Maranhão em 2014, Eliziane Gama, foi confirmada pela Executiva Nacional a presidente da legenda, e com a falha na fusão dos partidos PPS e PMN em formar o Mobilização Democrática (MD), o hoje deputado federal Simplício Araújo passou a acompanhar – juntamente com quase ex-petista Domingos Dutra – Marina Silva na cruzada pela validação de assinaturas para a criação da Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora pretende fundar para concorrer às eleições presidenciais em 2014.

A ex-senadora Marina Silva, ladeada dos deputados federais que mais parecem seguranças, Simplício Araújo e Domingos Dutra. Foto: Divulgação
A ex-senadora Marina Silva, ladeada dos deputados federais que mais parecem seguranças, Simplício Araújo e Domingos Dutra. Foto: Divulgação

Com receio de ficar sem legenda, Simplício, que exonerou recentemente um servidor que mantinha em seu gabinete, só após ser denunciado pela imprensa, começa a mostrar que a fome pelo poder passa por cima de sua tão propalada autopromoção de ‘parlamentar ético’.

Bastou que o partido de Marina corresse o risco de não ser registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 5 de outubro deste ano, para que Simplício Araujo pulasse para outra rede, ou melhor outro partido.

De acordo com o blogueiro John Cutrim, o deputado maranhense pretende trocar o PPS pelo Partido Solidariedade, de olho na direção estadual da legenda. A confirmação teria sido feita nessa quarta-feira (28), ao presidente nacional da legenda, Roberto Freire. Enquanto Marina sofre para criar a Rede, o Solidariedade conta os dias para sair do papel. A legenda ligada às centrais sindicais está prestes a obter seu registro no TSE.

Embora tenha argumentado ao blogueiro Robert Lobato que a sua participação no processo de construção do novo partido se dava apenas pelo respeito à história de vida de Marina Silva e também à proposta inovadora do movimento por uma nova política, o deputado federal maranhense se desmentiu, e postou na página de seu mandato na internet que a verdadeira intenção era a filiação à sigla. Era.