Arquivo da tag: Sétimo Waquim

Sétimo Waquim diz que cochilo na Câmara caracteriza cumprimento de obrigações como parlamentar

Do Atual7

Sétimo Waquim acredita que ter dormido em plena votação da matéria é cumprimento de obrigação como parlamentar. Foto Reprodução
Sétimo Waquim acredita que ter dormido em plena votação da matéria é cumprimento de obrigação como parlamentar. Foto Reprodução

Flagrado dormindo no plenário da Câmara durante a votação da MP dos Portos, o deputado federal maranhense, professor Sétimo Waquim (PMDB), disse que não se sente constrangido pelo acontecimento.

Sétimo justificou que estava cansado devido a ‘uma maratona de viagens ao interior’ do Estado e da participação em alguns eventos em São Luís. O deputado disse que setores da imprensa deturparam a informação, e que as várias fotos em que ele aparece cochilando no plenário apenas caracterizam o seu esforço em cumprir com todas as suas obrigações como parlamentar.

Talvez por ainda estar cansado, Sétimo Waquim esqueceu-se apenas de comentar que, enquanto o texto da MP dos Portos ainda estava sendo aprovado, o único esforço foi ter de se levantar para continuar o cochilo no setor de cafezinho da Casa.

Esforço de Sétimo Waquim e outros deputados em participar da aprovação da MP dos Portos. Foto: Reprodução
Esforço de Sétimo Waquim e outros deputados em participar da aprovação da MP dos Portos. Foto: Reprodução

Em resposta à reportagem do Atual7, que mostrou fotos diferentes desta, Sétimo Waquim disse que ‘o que acontece, é que alguns blogueiros deturpam a informação. Querem vender uma imagem sempre negativa do Parlamento e de políticos. Estávamos muito cansados, eu pelo menos vinha de uma maratona de viagens ao interior do meu Estado, além de evento na Capital São Luís, Cerimônia de entrega de aparelhagem para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiro, advindo de Emenda Parlamentar. O evento aconteceu na sede do Batalhão de Polícia Militar, após evento, segui para Brasília cumprindo outra maratona de 41 horas no plenário, o esforço era para que não perdêssemos a validade da MP dos Portos. Muitos telespectadores e jornalistas acompanharam a maratona e viram o nosso esforço para continuarmos no plenário para que fosse concluído o trabalho. Portanto, o adormecimento do corpo é natural, pois somos humanos, é biológico a perda da energia, e após todas essas horas. Faz parte da condição humana. Essa foto caracteriza o meu esforço em cumprir todas as minhas obrigações como parlamentar, a deturpação vem daqueles que não sabem como são construídas as leis, os compromissos e o contingente de demandas para que possamos resolver e garantir os direitos de todos. Se eu estivesse fazendo algo criminoso, aí sim seria motivo de constrangimento. Por fim, conseguimos alcançar o objetivo, que era de apreciar e aprovar a MP que contribui, em muito, para desenvolvimento econômico para o nosso país’, defendeu-se o reincidente dorminhoco parlamentar maranhense.

Sétimo Waquim dorme no plenário da Câmara durante a votação da MP dos Portos

Atual7

Sétimo Waquim (canto esquerdo) é flagrado cochilando na sessão. Foto: Dida Sampaio / Estadão
Sétimo Waquim (canto esquerdo) é flagrado cochilando na sessão. Foto: Dida Sampaio / Estadão

Em 2008, durante discurso da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara, o deputado federal maranhense, professor Sétimo Waquim (PMDB), não resistiu ao conforto de sua poltrona e tirou um cochilo em pleno plenário.

Na manhã dessa quinta-feira (16), com a justificativa de cansaço por causa da idade, depois de ‘participar’ de quase todas, das 41 horas de votação, em duas jornadas que varam as madrugadas pela aprovação da Medida Provisória dos Portos, Sétimo Waquim voltou a ser flagrado dormindo no plenário na Câmara dos Deputados, em plena discussão da matéria.

O deputado chegou a acordar antes da votação terminar, mas apenas para continuar o cochilo no cafezinho da Casa. Sonolento, Sétimo acreditava que a votação havia acabado, mas restava ainda a apreciação da redação final do texto.

Com a presença dos deputados que não dormiram no plenário, o novo texto da MP dos Portos foi aprovado na Câmara e seguiu para o Senado, onde a votação foi muito mais rápida, não passando de nove horas.

Sofá da sala de cafezinho da Câmara virou cama para deputado maranhense; Foto: Reprodução
Sofá da sala de cafezinho da Câmara virou cama para deputado maranhense; Foto: Reprodução

O texto aprovado prevê, entre outras coisas, a abertura de 159 terminais portuários para a iniciativa privada a partir do fim do ano. As autorizações serão dadas por chamada pública e não mais por licitação. Assim, o governo pretende agilizar a contratação das empresas que ficarão responsáveis pelos terminais.

A MP dos Portos segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), que tem 15 dias úteis para aprovar ou para vetar, integral ou parcialmente, o que foi decidido pelo Congresso.

Diante das imagens que vazaram na internet, dando conta de que não somente o deputado maranhense dormiu no ponto, internautas questionaram: ‘já imaginou professores, pedagogos e demais profissionais da educação dormindo em ambiente de trabalho depois de uma longa jornada de trabalho?’.