Arquivo da tag: Décio Sá
Caso Décio: mais um poderá ser preso
O blog foi informado, agora há pouco, que já está na mesa do desembargador Raimundo Nonato mais um pedido de prisão de um possível integrante da quadrilha que executou o jornalista Décio Sá.
Segundo as informações colhidas, o próximo a ser preso pode um causídico ligado ao empresário Gláucio Alencar.
Ainda na mesa do desembargador está também um pedido de Habeas Corpus preventivo, que deverá ser negado.
Caso Décio: se ninguém falar, a polícia também ignora…
Blog do Marco D’Eça
Há mais de uma semana nenhuma informação oficial surge em relação ao assassinato do jornalista Décio Sá.
E se este blog nada fala, a polícia também faz de conta que não é com ela, já que boa parte da imprensa decidiu seguir sua determinação de sigilo.
Nem as audiências com as testemunhas, que estavam sendo repetidas uma a uma, continuaram.
Este blog apurou que muitos dos que seriam ouvidos simplesmente foram dispensados, “para outra data”.
No “cascavilhamento” diário de informações que este blog promove, apurou que tudo continua em banho-maria.
Uma coisa aqui outra ali, uma checagem de informação a mais… e só.
Nada que se possa, pelo menos, acreditar que de se estar no caminho certo.
O silêncio é o maior adversário da elucidação do caso…
Complexo de Comunicação da AL poderá levar nome de Décio Sá
O Complexo de Comunicação, que será construído na Assembleia Legislativa do Maranhão, poderá levar o nome do jornalista Décio Sá.
Roberto Costa acredita que esta será uma justa homenagem, não somente à memória do jornalista, mas também para toda a categoria.
“Essa será uma forma de homenagear, não somente o Décio, que foi um grande jornalista e prestou relevantes serviços para a população e para a Assembleia Legislativa do Maranhão. A nossa intenção é a de também homenagear toda a classe de profissionais da comunicação que, com os serviços prestados, são verdadeiros instrumentos de democracia. O trabalho que os jornalistas hoje desenvolvem é muito importante para a eficácia do principio constitucional da transparência dos atos públicos” afirmou o deputado.
Décio Sá foi brutalmente executado na última segunda-feira, 23, em um bar na Avenida Litorânea. A Polícia segue com as investigações para elucidar o caso. Apenas dois suspeitos estão presos por envolvimento no crime. Mas nem o assassino e muito menos o mandante foram presos.
O caso ganhou repercussão nacional e até internacional. Entidades ligadas ao jornalismo chegaram a publicar notas e manifestos, repudiando a ação, entre elas a comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Disque-Denúncia está oferecendo R$ 100 mil pela informação sobre os assassinos de Décio Sá. Qualquer pista pode ser passada pelos telefones 3223-5800, na capital, e 0300 313 5800, no interior do Estado. Não é necessário se identificar. Todas informações são mantidas em sigilo.
Bar onde Décio Sá foi morto tem grande queda de movimento
Uma semana após o assassinato do jornalista Décio Sá, o bar que foi cenário do episódio viu o movimento e o quadro de funcionários diminuírem.
A gerente do Estrela do Mar, Ana Cristina Silva, disse que a clientela caiu mais que a metade no fim de semana, e que nos dias da semana não houve praticamente ninguém que parasse lá. “Só ficamos funcionando de terça à sexta mesmo porque o bar tem a estrutura toda aberta. Não dá pra fechar durante o dia, só se colocasse barreira de cadeira”.
O garçom e a cozinheira que trabalhavam no momento do crime, muito abalados com que viram, pediram demissão.
Segundo ela, toda a Litorânea está sofrendo com a má impressão deixada pelo caso. “Nos últimos dias, quando dá 20h a praia fica vazia. Isso não afeta só nosso bar, mas o local e até mesmo a cidade como um todo. Poderia ter acontecido em qualquer lugar”, afirmou.
“Precisamos de mais fiscalização, câmeras de segurança, viaturas. Sei que isso não se muda de um dia pro outro, mas alguma coisa precisa ser feita”.
Sarney homenageia e destaca trabalho desempenhado por Décio Sá
Na edição publicada neste domingo, 29, no Jornal O Estado do Maranhão, o presidente do Senado, José Sarney, homenageou e destacou o trabalho desempenhado por Décio Sá na internet.
Abaixo a crônica de Sarney:
Logo se tornou um sucesso, e seu blog não só era um dos mais acessados do Maranhão, mas do Brasil. Fenômeno tão admirado que trouxe ao Maranhão experts da área com a finalidade de examinar os motivos de tamanho êxito. Por sua independência e competência, os blogueiros que iniciaram no portal Imirante.com passaram a ser conhecidos em todo o Brasil, e à frente deles estava Decio Sá.
Era uma personalidade afável, que vivia o mundo do jornalismo numa possessão de toda hora e de todos os minutos. No dia de sua morte, eu no hospital recebi um telefonema seu querendo saber de minha saúde e também atrás de notícias. Gostava de seu jeito inteligente e arguto, de sua energia que jamais anunciava que sua vida seria tão breve.
O nosso jornal está ferido e menor com sua morte. Perdemos um companheiro brilhante, que honrava nossos quadros e cujo nome ficará na história do jornalismo maranhense como um mártir da imprensa, do direito de informar e da independência com que exerceu sua profissão, sua paixão pelo trabalho e sua vontade de servir a democracia.
A polícia do Maranhão tem um grande desafio e o está exercendo com determinação, inclusive em parceria com a Polícia Federal e todo o sistema de combate ao crime no país.
É uma exigência da sociedade e uma satisfação a todos nós, amigos e admiradores de Décio, a quem uma vez mais rendemos a nossa homenagem. Sua família pode ficar certa de nossa solidariedade nesse momento de dor que também é nossa a certeza de que sua morte levou um grande homem, jornalista, lutador e defensor da liberdade fundamental da democracia, a liberdade de imprensa”.
Passeata “Amigos e Leitores de Décio Sá” convida toda sociedade
Cerca de 15 outdoor (veja abaixo a imagem de um em frente a Assembleia) foram espalhados hoje, 28, pelos principais pontos de São Luís para convidar toda sociedade a participar da passeata “Amigos e Leitores de Décio Sá”.
A caminhada será na próxima terça-feira, no dia 1 de maio (feriado), quando completa uma semana da morte do jornalista e blogueiro Décio Sá, que foi brutalmente assassinado.
A passeata terá início às 10h no Parquinho da praia (próximo ao Hotel Pestana) e termina no bar Estrela do Mar, onde aconteceu o crime. Essa caminhada pela “PAZ e JUSTIÇA” é com o objetivo de chamar a atenção das autoridade, para o perigo que a população vem vivendo com a falta de segurança.
Vídeo mostra Décio Sá momentos antes de ser executado; veja
Nas imagens, apare Décio passando pela recepção falando ao celular, onde cumprimentou os funcionários que estavam de plantão. Em seguida, o jornalista abre o portão e vai para o estacionamento, onde estava seu carro.
Segundo informações das imagens registradas, Décio Sá saiu da Mirante por volta das 22h05 da última segunda-feira, quando minutos depois chegou ao bar na Litorânea e foi assassinado com cinco tiros.
Além da imagem do circuito interno de segurança do Sistema Mirante, a polícia tem analisado criteriosamente outras imagens importantes, que estão contribuindo para o avanço nas investigações para que o caso seja elucidado. Clique e veja: