Depois de meses de silêncio, tempo em que o Maranhão inteiro construiu a certeza de que ele estaria na corrida eleitoral, o deputado estadual Roberto Costa (MDB) admitiu que vai disputar a Prefeitura de Bacabal. A sua candidatura será formalizada na convenção do MDB bacabalense, marcada para o dia 3 de agosto. Ele entra na disputa como franco favorito, segundo as quatro pesquisas que foram realizadas neste semestre sobre o potencial dos candidatos à sucessão do prefeito Edvan Brandão (PDT). Seus adversários até agora são Marcos Miranda (PSDB) e Plínio Oliveira (Novo), que não mostram poder de fogo para enfrenta-lo de igual para igual.
Um dos políticos mais ativos da sua geração, conhecido pela sua capacidade de articulação, Roberto Costa é hoje o principal nome do MDB no plano estadual, partido do qual é vice-presidente regional. Na Assembleia Legislativa, onde é uma referência destacada, ocupa o cargo de 4º secretário da Mesa Diretora, atuando também como um dos mais próximos conselheiros da presidente do Poder Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB). O seu peso no cenário político estadual o fez refletir longamente sobre ser ou não candidato a prefeito de Bacabal.
Quem conhece o deputado Roberto Costa sabe o tamanho do seu compromisso com Bacabal. Isso faz com que ele sempre coloque o município no centro das duas preocupações. E não perde qualquer oportunidade para defender a cidade e seu povo, com quem teceu uma rede de relações como poucos políticos têm como as suas bases eleitorais. Para ele, tudo o que diz respeito a Bacabal é prioridade, tanto que a maioria das suas falas é diretamente relacionada com a cidade e seus problemas. Como parlamentar, ele opera em São Luís e em Brasília em busca de recursos para investir na cidade, onde atua numa sólida aliança com o prefeito Edvan Brandão.
Sua ação em Bacabal vem da sua relação com o ex-governador João Alberto, que tem a cidade como sua referência. Seguindo o ex-deputado federal, ex-governador, ex-senador, ele aos poucos transformou a cidade no centro das suas preocupações. Hoje, Roberto Costa tem a exata noção do desafio que é comandar Bacabal, que abriga mais de 110 mil habitantes e é o centro mais importante do Médio Mearim, sendo a referência para dezenas de municípios da região.
Para alguns observadores, o deputado Roberto Costa deixará uma situação política confortável para disputar a Prefeitura de Bacabal. Além de vice-presidente do MDB e da 4ª secretaria da Assembleia Legislativa, para a qual já está reeleito, Roberto Costa deixará uma situação que tem lhe dado um espaço importante na relação política com o governador Carlos Brandão e também com diversos segmentos em Brasília, por pertencer a uma ala do MDB que apoia o Governo do presidente Lula da Silva (PT). Quando essas questões são colocadas, ele argumenta que vai usar todo o seu espaço político para obter as condições para investir em Bacabal.
O fato é que, ao contrário do que muitos pensam, Bacabal é muito mais que uma base política e eleitoral para o deputado Roberto Costa. Hoje, aos 50 anos e no quarto mandato de deputado estadual, ele vê o município com os olhos da maturidade, muito mais compromissado do que estava oito anos atrás, em 2016, quando disputou a eleição com o ex-prefeito Zé Vieira (PL) e ficou em segundo lugar. Naquele momento, ele enfrentou uma eleição com várias fontes adversárias. Hoje, os grandes grupos políticos do município, representados pelos deputados Davi Brandão (PSB) e Florêncio Neto (PSB), apoiam sua candidatura.
Nas conversas reservadas, ele mostra que não encarou o resultado daquele ano como uma derrota, mas como uma etapa da sua caminhada, que agora enfrenta com muito mais segurança e mais experiência. Numa condição especial como candidato que é favorito e quase sem rejeição, o deputado Roberto Costa reúne as condições para se tornar prefeito de Bacabal. Mas sempre lembrando que eleição só se comemora depois de anunciado o resultado.
Blog do Ribamar Corrêa