No ‘Café com Notícias’, vereador Álvaro Pires apresenta propostas para o transporte público de São Luis

O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (03) recebeu o vereador de São Luís, Álvaro Pires, que é membro da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, para falar sobre os problemas no sistema de transporte público da capital.

O parlamentar, que foi relator da CPI do transporte publico realizada em 2022, disse que ao fim dos trabalhos da Comissão foi elaborado um relatório técnico propositivo com uma série de possíveis soluções para os problemas na área. Segundo ele, são propostas que, hoje, são aplicadas em outras cidades como Teresina e Belo Horizonte, mas que até o momento não foram adotadas pela Prefeitura de São Luís.

Entre as soluções propostas por Álvaro Pires está a revisão do contrato entre o Executiivo Municipal e os empresários do setor, a regulamentação dos estacionamentos para a criação de um Fundo Municipal do Transporte, que serviria como uma forma de custeio desses transportes.

“Entre as alternativas que apresentamos está a de dar condições para que os ônibus possam rodar. A cada 2,5km, o veículo consome um litro de diesel, então, se esses ônibus tiverem condições de rodar sem enfrentar engarrafamentos, sem estar trocando marcha, se fizermos uma faixa exclusiva para ônibus na cidade toda, conseguiremos diminuir o custo e o consumo de combustível, além de proporcionar mais rapidez ao tráfego”, explicou.

Greve

Perguntado sobre a possibilidade de acontecer uma nova greve, o vereador Álvaro Pires disse ser possível e que é necessário que haja um diálogo permanente sobre a situação do transporte público de São Luís e não apenas nos momentos de crise, pois, somente assim se chegará a uma solução definitiva.

O programa ‘Café com Notícia’ tem apresentação de Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.