Roberto Costa participa da abertura da etapa local do Fira Brasil 2023

Divulgação

Roberto Costa participa da abertura da etapa local do Fira Brasil 2023

Roberto Costa na abertura da etapa Maranhão do Fira Brasil 2023, no Golden Shopping Calhau

Na manhã desta quinta-feira (20), o deputado Roberto Costa (MDB) participou, ao lado da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), do governador Carlos Brandão e da diretora geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Cricielle Muniz, da abertura oficial da etapa Maranhão do Fira Brasil 2023, no Golden Shopping Calhau.

O Fira Brasil é considerado o maior campeonato de robótica do Brasil e tem a finalidade de classificar 16 equipes de todo o país para participarem do Fira Robo World Cup, considerada a ‘Copa do Mundo de Robótica’.

“Estou muito feliz de participar desse evento porque sei da importância que a robótica tem para a educação. São 64 escolas públicas participantes. Isso significa dizer que a educação pública está sendo fortalecida pelo nosso governador Carlos Brandão. Vejo o compromisso dele com a educação e sua motivação em participar de eventos tão promissores e importantes para nosso estado”, destacou Roberto Costa.

 

Divulgação

Roberto Costa destacou, entre outras coisas, a importância da robótica para a educação

Roberto Costa destacou, entre outras coisas, a importância da robótica para a educação

 

No Maranhão, estão participando 16 escolas particulares e 64 públicas. O objetivo do evento é levar o espírito da ciência e da tecnologia aos jovens, além de reunir pesquisadores qualificados e estudantes de diferentes origens para um novo e crescente campo interdisciplinar de robôs autônomos inteligentes. Duas escolas das redes estadual e municipal de Bacabal participam da copa: a U.E. Francisco Vieira Lins e o Iema Pleno.

“Esse envolvimento de todos se torna cada vez mais necessário para que se possa desenvolver a robótica nas escolas, fortalecer a formação de profissionais e o nosso desenvolvimento. A diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, está de parabéns por esse trabalho. Sei do seu compromisso para que possamos, cada vez mais, ampliar o papel do Iema dentro dos municípios, bem como o papel dos nossos 42 deputados, além de fortalecer a qualificação profissional, que é fundamental para a nossa juventude”, frisou o deputado.

 

Divulgação

Roberto Costa acompanha discurso da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, durante o evento

Roberto Costa acompanha discurso da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, durante o evento

 

Para os participantes Douglas Pinheiro, professor na escola U.E. Francisco Vieira Lins, e Isabele Viana, aluna do Iema, ambos de Bacabal, a expectativa é muito grande para todas as modalidades. “Estamos ansiosos para começar as provas e o objetivo é vencer. Os alunos buscaram e conseguiram alcançar bons resultados”, disse Douglas.

“É muito emocionante estar participando de um evento dessa proporção, porque é uma grande oportunidade para nós, estudantes de escola do estado, de poder viajar o mundo através da robótica”, completou Isabele.

O Iema participa da Fira desde 2018, quando conquistou o primeiro título mundial em Taiwan, como a terceira melhor equipe de robótica do mundo. Em 2019, ganhou o segundo título mundial na Coreia do Sul, como a segunda melhor equipe de robótica do mundo. Em 2021, veio o 1º e 2º lugar mundial (São Luís/MA), e em 2022, o 2º e 3º lugar mundial (Guarulhos/SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.