Mulato representa Dr. Julinho no MP sobre coleta irregular de lixo em São José de Ribamar

Prefeitura já pagou só em 2021 cerca de R$ 9 milhões a Ciano Soluções Ambientais e empresa oferece serviço precário que põe em risco trabalhadores

Terceiro maior município do Maranhão em número de habitantes, São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, apresenta um quadro de retrocesso administrativo jamais visto nos últimos anos.

Contrariando leis que estabelecem parâmetros de salubridade e caminhando na contramão do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), a administração do prefeito Júlio Matos (PL), mais conhecido no meio político como Dr. Julinho, está submetendo agentes de limpeza a uma situação vexatória de humilhação, contribuindo ainda para que estes profissionais tenham a sua saúde comprometida.

O sistema de limpeza pública da cidade do Santo Padroeiro do Maranhão está utilizando caçambas para fazer o recolhimento do lixo, situação que expõe, sobremaneira, a saúde dos garis.

A utilização de caçambas para o recolhimento dos resíduos sólidos é uma prática arcaica, utilizada por gestores ultrapassados nos idos da década de 90, período no qual Julinho governou São José de Ribamar pela primeira vez, tendo obtido apenas uma mandato, já que não conseguiu se reeleger.

O problema foi denunciado pelo líder político Guilherme Mulato, que representou o prefeito no Ministério Público com o objetivo de obter do Parquet um posicionamento que mude este cenário negativo e de degradação.

“A gestão atual trouxe a mesma cultura da coleta de lixo da década de 90 para o ano de 2021. Uma verdadeira vergonha, um verdadeiro desrespeito aos seres humanos, aos trabalhadores ribamarenses. Protocolei no Ministério Público uma manifestação para que os promotores de Justiça tomem conhecimento sobre como está sendo feita a coleta de lixo em São José de Ribamar. Estes profissionais estão sujeitos a todo tipo de doença por que estão trabalhando em cima de caçambas. O ideal e certo é que a administração pública usasse apenas compactadores de lixo, como foi feito em outras gestões. Um completo absurdo, um completo desrespeito com a nossa gente”, afirmou Mulato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.