Lições de Um VÍRUS

Por Fábio Câmara

Mandela dizia: “- Eu nunca perco! Ou eu ganho ou eu aprendo.”
Lenda urbana ou não, a grande maioria de quem vive em São Luís do Maranhão já ouviu sobre prostituição no Porto do Itaqui. E para quem faz o gênero: “E o que é que eu tenho a ver com isso?”, a possibilidade de disseminação da tal ‘cepa indiana’ na população ludovicense e brasileira, evidencia, sem restarem dúvidas, que no mundo globalizado todos estamos intimamente ligados, conectados, interrelacionados e cada ação do outro refletirá sobre mim e vice-versa!

Mulheres realmente subiram a bordo do navio oriundo da Malásia e se relacionaram com parte da tripulação tambem composta de indianos ifectados? Eu não tenho como afirmar ou negar isso! Porém, quando ainda candidato a prefeito de São Luís, fiz constar no meu plano de governo enquanto proposta prioritária, a constituição de uma secretaria portuária municipal na intenção de reverter a condição administrativa da nossa capital que segue “de costas para um mar de oportunidades!” E antes que me apontem o dedo sob a acusação de propagar FAKE, reitero um FATO: O sexo/prostituição – acontecido ou não – não é o único fator ou possibilidade contaminante! Água de lastro, lixo e dejetos também são vetores a serem monitorados e não somente deste navio, mas de todos os que por nossas águas navegam e por aqui aportam, quase sempre levando muito mais do melhor que temos e, eventualmente, deixando para nós algum mal no calado dos seus porões. O COVID-19 nos obriga a uma reflexão: Perder não é uma opção!

O que aprenderemos, efetivamente, com mais esse episódio? Que a sabedoria de Mandela nos mova da reflexão à ação e que a LUTA pela vida nos faça aprender de como e do quanto SOMOS UM, do marinheiro ao capitão, do administrador do sistema portuário ao estivador, do vereador ao prefeito chegando até ao governador.

Portos e aeroportos são portas abertas sobre as quais se impõe ser inadmissível que gestores repousem olhos fechados. Que Deus nos proteja e que nós façamos bem a nossa parte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.