Álvaro Pires solicita criação da Secretaria Municipal de Indústria, Portos e Energia

 

Tramita na Câmara Municipal de São Luís, a proposta do vereador Álvaro Pires (PMN), encaminhada ao Executivo Municipal que Cria a “Secretaria Municipal de Indústria Portos e Energia de São Luís” – SEMIPE.  De acordo com a matéria o vereador conclui que a medida corrige um histórico e prejudicial vácuo no âmbito do Executivo Municipal nestas três áreas estratégicas para o desenvolvimento e geração de emprego e renda, haja vista que ao longo de anos, São Luís se afastou do necessário protagonismo portuário, industrial e energético, uma vez que deixou de atuar como parte interessada no desenvolvimento destas áreas importantes.

“Na ausência da Prefeitura da São Luís, o Governo do Estado do Maranhão protagoniza solitariamente o desenvolvimento da nossa Zona Portuária, Industrial e Energética da maior cidade maranhense. Que tal qual Cingapura, São Luís se apresenta com uma vocação portuária de valor imensurável e estratégico, não apenas para o Brasil, mas para o mundo, com portos de grande calado e no centro da geopolítica mundial, muito próximo dos Estados Unidos, da União Europeia, China e do canal do Panamá. O mundo inteiro está atento aos portos de São Luís e o Executivo Municipal não pode e nem deve deixar de ser protagonista do desenvolvimento portuário que tem previsão de investimentos bilionários em dólares nos próximos anos, gerando milhares de postos de trabalho na capital ludovicense”, afirma o vereador Álvaro Pires.

O vereador vislumbra alavancar a geração de emprego e renda, aumento de arrecadação municipal e gerando oportunidade de grandes investimentos, pelo simples fato da  criação de uma cidade portuária administrada e gerenciada pela Prefeitura de São Luís, por meio SEMIPE.

“Apenas o Porto do Itaqui, atualmente administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, que movimentou no ano de 2020 mais de 25 milhões de toneladas de produtos entre soja, milho, celulose e fertilizantes. O Porto da Madeira – PDM de propriedade privada da Vale, por sua vez, exporta mais de 200 milhões de toneladas de minério de ferro / ano, com  a característica de ser um dos dois únicos portos do mundo a receber navios com 23 metros de calado.  O Porto da Alumar, administrado pelo consórcio de alumínio do Maranhão, exporta mais de 4 milhões de toneladas de alumina por ano”, garante o vereador.

Em recente reunião com professores e pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, o vereador ampliou o debate com quem realmente estuda e entende do assunto e recebeu a proposta de ampliar o a formatação da implantação do Zoneamento Costeiro de São Luís, tudo para fundamentar a instalação da Secretaria de Indústria, Portos e Energia.

1 pensou em “Álvaro Pires solicita criação da Secretaria Municipal de Indústria, Portos e Energia

  1. A prefeitura que já tem dívidas aos montes na concepção do vereador tem dinheiro de sobra para criar mais secretarias com mais cargos comissionados, mais empresas terceirizadas. Saem uns inúteis do poder, entram outros piores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.