Prefeito Edivaldo implanta 12 km de rede de drenagem profunda no bairro Divinéia

 

Obra estruturante é composta por galerias celular dupla, rede de dutos tubulares, alargamento e revestimento do canal do Planalto Turu e terá impacto positivo na vida de mais de 30 mil moradores da região que não sofrerão mais com os prejuízos causados pela falta de infraestrutura na área

Prefeito Edivaldo concretiza maior investimento em drenagem já executado na capital e executa na Divinéia obra que acabará com alagamentos na região”Moro aqui há 32 anos e já perdi colchão, sofá e eletrodomésticos por causa dos alagamentos. Todo ano basta começar o período de chuvas para a gente não conseguir mais dormir em paz”. O depoimento é da comerciante Selma Maria Soares, moradora da Avenida Argentina, no bairro Divinéia. A realidade de Selma e outros 30 mil moradores da região irá mudar para melhor quando forem concluídas as obras de drenagem profunda que estão sendo executadas no bairro pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, que esteve no local neste sábado (18), vistoriando o andamento dos trabalhos, que estão em ritmo acelerado. Os serviços, que serão entregues até o fim deste ano, integram o programa São Luís em Obras, que é o maior investimento em infraestrutura já executado na história da cidade.

Durante a vistoria às obras o prefeito Edivaldo destacou a importância desta e das centenas de outras frentes que sua gestão está executando pela cidade. “São Luís vive um marco histórico com todo o investimento em infraestrutura que estamos fazendo. Estamos com obras simultâneas em diversos bairros de todas as regiões da cidade. Aqui na região da Divinéia estamos executando uma das maiores obras que a cidade já recebeu. São 12 km de rede de drenagem profunda que vai acabar com o sofrimento de quem mora na área, que há mais de 30 anos tem prejuízos com os alagamentos. Finalmente este problema será resolvido de forma definitiva. Além da drenagem, vamos implantar nova pavimentação. São obras estruturantes com impacto não somente na infraestrutura da cidade, mas na qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito Edivaldo.

Acompanharam o prefeito Edivaldo durante a vistoria às obras a primeira-dama, Camila Holanda; o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; e o secretário de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate. Os vereadores Ivaldo Rodrigues e Marquinhos também estiveram presentes.

MACRODRENAGEM

Obra estruturante, composta por galerias celular dupla, rede de dutos tubulares, alargamento e revestimento do canal do Planalto Turu, é uma demanda histórica da região que acabará com as inundações que ocorrem no período chuvoso. Com o serviço a Prefeitura amplia a capacidade de vazão das águas pluviais acabando com as inundações. Será feito ainda todo o sistema de drenagem superficial, complementar à rede principal.

A finalidade da obra é acabar com as inundações que ocorrem na região, no período chuvoso. Devido a ausência da rede de escoamento, as águas pluviais inundam ruas e invadem residências, promovendo transtornos e prejuízos aos moradores, com perdas de imóveis e outros bens.

Atualmente as equipes realizam serviços simultâneos em quatro pontos: Avenida Brasil, Avenida Argentina, Rua José Antônio e Avenida Progresso. Na Avenida Argentina está em execução a construção de uma galeria de 170 metros de extensão com 5,5 metros de largura e 1,20 metros de altura. Somente esta estrutura já é uma mostra da magnitude e complexidade da rede que está sendo implantada no bairro.

“Esta galeria será interligada ao canal do Planalto Turu, onde já estamos executando o trabalho de revestimento das paredes e alargamento. Nas outras vias por onde a rede irá passar iremos implantar tubos de concreto ou polietileno para que todo o volume de água das chuvas que a região recebe possa ter vazão sem provocar alagamentos nos bairros e invada as residências, trazendo prejuízos aos moradores e comerciantes”, explicou o secretário municipal de Obras e serviços Públicos, Antonio Araújo.

Além da Avenida Argentina, a rede de drenagem em execução se estende por dezenas de ruas e travessas como as ruas Acre, Chile, Euclides Teixeira, José Antônio, Madre Margarida e Venezuela e as travessas Jairzinho, José Antônio, entre outras.

POPULAÇÃO BENEFICIADA

A obra vai beneficiar mais de 30 mil moradores de bairros como Divinéia, Vila Luizão, Planalto Turu, Santa Rosa, Sol e Mar entre outros da região. Moradores como a comerciante Selma Maria Soares, que está na expectativa pelo fim das obras. “Vai ser um benefício muito grande para todos nós, com certeza. A gente vai poder ficar tranquilo que a chuva não vai mais nos prejudicar”, disse.

Quem também está confiante de que a obra acabará com os alagamentos é Ronaldo Sousa. “Moro há mais de 20 anos no Planalto Turu. Minha casa fica a 800 metros de um córrego que transborda sempre que chove. Não sei se já é efeito da obra, mas na última chuva grande que deu o córrego encheu menos, então, acredito que depois que a obra ficar pronta a gente não vai passar por esse tipo de problema”, disse.

Além de acabar com os alagamentos, a obra promoverá desenvolvimento urbano, social e econômico da região, irá valorizar os imóveis e garantir mais mobilidade urbana, fortalecendo a atividade comercial.

SÃO LUÍS EM OBRAS

A obra em execução na Divinéia integra o programa São Luís em Obras. Por meio do programa está sendo feito o maior investimento em rede de drenagem já executado em São Luís. Mais de 30 km de rede de drenagem profunda serão implantados na cidade até o fim do ano. Outra obra com a mesma magnitude da realizada na Divinéia é a da região do Santa Bárbara, que impactará positivamente na vida de mais de 60 mil pessoas das 30 comunidades do entorno. Lá são 12 km de drenagem profunda. Também estão recebendo obras de drenagem os bairros da região do São Cristóvão, Santa Efigênia, Vila Sarney, Fumacê entre outros.

O São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior em agosto de 2019 e se consolidou como o maior programa de infraestrutura já implantado na capital. Dezenas de bairros estão sendo urbanizados pela primeira vez, recebendo serviços de pavimentação, drenagem profunda, construção de pontes, reforma ou construção de praças entre outros serviços.

Também fazem parte do programa a reforma ou reconstrução dos principais mercados públicos da cidade, a execução de intervenções viárias para dar mais fluidez ao trânsito, a reforma estrutural do Estádio Municipal Nhozinho Santos, a reforma de logradouros no Centro Histórico de São Luís entre outros investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.