Prefeitura de São Luís segue com ações de limpeza em dispositivos de drenagem em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), segue intensificando a execução dos serviços de limpeza e desobstrução de galerias, bueiros pluviais, canais e bocas de lobo em diversos pontos da cidade. Os serviços de limpeza dos dispositivos de drenagem são realizados pela gestão do prefeito Edivaldo de forma contínua, durante todo o ano e no período chuvoso o trabalho é intensificado.

Nesta semana, até terça-feira, equipes de drenagem se concentraram na Avenida Guaxenduba, na região do Mercado Central; Avenida Kennedy; no túnel dos elevados da Cohama e da Cohab; no canal do  Rio das Bicas, no Coroadinho e próximo ao Shopping Trobical, bem como na limpeza de galeiras no bairro do Renascença e de boca de lobo na Cidade Operária. As ações têm por objetivo permitir o escoamento correto das águas pluviais evitando, assim, alagamentos durante a ocorrência de chuvas.

“Por orientação do prefeito Edivaldo, realizamos todos os dias a desobstrução e manutenção dos dispositivos de drenagem em diversos locais, para evitar pontos de alagamento. Estamos intensificando os serviços especialmente nos pontos mais críticos, mas é preciso a colaboração da população na manutenção dos espaços públicos, evitando o descarte irregular de resíduos”, disse o secretário da Semosp, Antonio Araújo.

De acordo com a coordenação de drenagem da Semosp, a maioria dos problemas com galerias de águas pluviais estão relacionadas com o descarte irregular do lixo. As equipes encontram com freqüência nestes dispositivos, resíduos como garrafa pet, copo descartável, plástico e todo tipo de lixo jogado de forma irregular na rua entupindo as galerias.

AÇÕES

Com o programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo continua investindo na ampliação do sistema de drenagem da cidade, com a construção de canais, galerias e redes de escoamento superficial e profunda, priorizando as áreas de alagamentos recorrentes.

Atualmente estão sendo executadas obra de drenagem profunda na  Divinéia/Planalto Turu. No local, estão sendo feitos cerca 11,5 km de drenagem profunda, além de 6 km de pavimentação de vias. O trabalho foi iniciado pelo canal do Planalto Turu II, que tem 500 metros, terá sua vazão aumentada e será urbanizado.

Estão sendo instalados tubos extrudados (tubos que tem aquelas ondulações na parte externa  e lisos por dentro) em parede dupla em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), em barras de seis metros de comprimento.  De acordo com o secretário Antonio Araújo, “as principais vantagens desse tipo de tubulação é a leveza, facilidade na instalação e alta resistência à corrosão, que garante uma vida útil longa. Investimento que vai resolver os problemas de alagamentos nessa região”, enfatiza o secretário da Semosp.

A região do Santa Bárbara também está recebendo implantação de rede de drenagem profunda. O trabalho consiste na implantação de 12 km de sistema de drenagem profunda, 12 km de asfaltamento de vias e, ainda, 20 km de drenagem superficial. O sistema estruturante de drenagem profunda implantado na região é formado por tubulação de concreto e galerias para a captação da água.

A gestão do prefeito Edivaldo tem investido em obras de ampliação da drenagem e já são mais de 40 km de rede construídos nos últimos anos. Bairros como Cohatrac, Apaco, Parque Sabiá, Vila Natal, Vila Isabel, São Cristóvão, Santa Clara, Coroadinho, Turu, entre outros, receberam obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.