Prefeito Edivaldo amplia frente de trabalho no Cohatrac com asfaltamento, drenagem e sinalização em vias do bairro e entorno

As ações do Programa São Luís em Obras, iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior, estão ampliando os serviços pela cidade e melhorando a infraestrutura de diversos bairros da capital. Com intervenções estruturais urbanísticas importantes, foram ampliadas as obras no Conjunto Cohatrac e região, onde está sendo realizado o asfaltamento de ruas e avenidas essenciais para o bairro, bem como a construção de canteiro central com meio-fio e sarjetas, sinalização de trânsito horizontal e vertical, além de serviço de limpeza, manutenção e desobstrução de galerias pluviais.

“Nossa equipes estão a pleno vapor com ações no Cohatrac, bairro importante de nossa capital e que recebe serviços de infraestrutura do programa São Luís em Obras assim como o Vinhais, Angelim e Avenida Guajajaras. Com este programa nossa gestão tem levado a diversos pontos da capital obras estruturantes e necessárias a exemplo de asfaltamento, drenagem, reforma de mercados e unidades de saúde, requalificação de praças e outros logradouros, entre outras ações que impactam positivamente na qualidade de vida dos ludovicenses”, pontua o prefeito Edivaldo.

O secretário de Obras e serviços Públicos, Antonio Araújo, destaca que as ações do São Luís em Obras no Cohatrac abrangem ainda, além do asfaltamento, serviços de drenagem. “Com orientação do prefeito Edivaldo, realizamos esse trabalho de forma preventiva, durante todo o ano, para desobstruir o sistema de drenagem e permitir o livre escoamento das águas pluviais. Além da prevenção contra acúmulo de água, o serviço de limpeza de galerias é uma medida que promove também a saúde pública e proporciona melhor qualidade de vida à população”, disse o secretário.

Na última semana, na região do Cohatrac, foram realizadas obras de drenagem na Rua Seis do Cohatrac IV e nas avenidas Joaquim Mochel e Contorno Leste-Oeste. Um dos pontos críticos, principalmente no período chuvoso, fica na Rua 6 do Cohatrac IV, no ponto que fica atrás do Centro de Ensino Professor Barjonas Lobão. No local, a galeria está sendo desobstruída e totalmente recuperada.

“O período de chuva esta chegando e com esse serviço acreditamos que o escoamento da água acontecerá sem problema. É um trabalho que deve acontecer antes de causar transtorno para a população ”, comentou Raimundo Barbosa, de 43 anos, morador do bairro, que trabalha com sua bicicleta na entrega de água mineral, bebidas e gêneros alimentícios em geral.“Agora, pelo que estamos vendo com este trabalho, espero que o problema seja resolvido”, observou Thays Mafra, empresária, moradora do Cohatrac III.

As equipes da Semosp estão, neste caso, recuperando não somente as galerias fluviais, mas também o sistema de esgoto da Rua 6. Operários e maquinário pesado estão sendo utilizados no serviço de escavação e substituição de tubulações, além da reforma completa das caixas de concreto que servem para distribuir o fluxo da enxurrada.

Equipes da Semosp concentraram esforços também para construir o canteiro central, com meio-fio, na Avenida Contorno Sul. “A avenida é bastante larga e com o asfalto novo, que foi colocado aqui pela Prefeitura, já tinha motorista abusando da velocidade, mas, agora, com o canteiro central, ficou melhor para organizar o trânsito”, observou Luís Carlos Araújo de Assunção, que trabalha com reforma e revenda de eletroeletrônicos usados em uma loja estabelecida há cerca de 10 anos na avenida.

Além do Cohatrac, outros pontos da cidade recebem ações de limpeza e desobstrução de galerias, bueiros, sarjetas e bocas de lobo, com objetivo de retirar areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nos dispositivos de drenagem em razão do descarte irregular de lixo em vias públicas, que acabam dificultando o escoamento adequado das águas pluviais. Nesta semana, a Semosp realizou desobstrução de galerias também na Avenida Guajajaras, Avenida Litorânea.

RUAS E AVENIDAS

No Cohatrac, já foram concluídos mais de 10 quilômetros de pavimentação em ruas e avenidas da região que abrange Cohatrac I, III, IV, e Residencial Primavera. O trabalho, que é coordenado pela Semosp, segue para outras vias. Equipes da Prefeitura trabalharam também na sinalização de trânsito em vias já recuperadas. Já foi concluida a instalação de um semáforo no ponto de encontro da Avenida Leste-Oeste com a Contorno Leste.

“Este sinal de trânsito aqui vai ser importante para regularizar o tráfego neste ponto, pois já vi ocorreram vários acidentes neste local por falta de sinalização”, alertou Domingos Lima Sousa, que cuida de um pequeno comércio, localizado no início da Avenida Leste-Oeste, instalado no local há 17 anos.

As ações do Programa São Luís em Obras estão atingindo avenidas que são vitais para a mobilidade na região em razão do grande fluxo de pedestres, veículos, transporte público e movimentação comercial. Além da Avenida Contorno Sul, também estão sendo executadas ações na Avenida Contorno Norte (onde há instalado o shopping do bairro) e Avenida Leste-Oeste, popularmente chamada de Rua da Igreja, que teve seus quase dois quilômetros de extensão recuperados e mais a rotatória.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Além das ações no Cohatrac, o programa São Luís em Obras atua com equipes de pavimentação no Vinhais, onde já foram concluídos os trabalhos em dezenas de vias da região que abrange o Vinhais Cobal e Planalto Vinhais I e II. Na Avenida Guajajaras, um sentido da via está quase concluído, totalizando quase três quilômetros de pavimentação. No Conjunto Angelim, a Prefeitura de São Luís concluiu a aplicação do asfalto novo em todas as ruas do chamado Angelim de Baixo e trabalha no asfaltamento de vias da parte alta do bairro.

As ações do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo, contempla ainda reforma e revitalização de espaços públicos, mercados, unidades de saúde e escolas e intervenções no trânsito que favoreçam a mobilidade. Mercado do Coroadinho, Mercado das Tulhas, na Praia Grande; da Cohab, Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e Fonte das Pedras, reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos estão entre as obras do programa São Luís em Obras já em execução.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.