Prefeito Edivaldo inicia obras para construção de novo Mercado da Cohab

O prefeito Edivaldo Holanda Junior deu início nesta semana às obras para a construção do novo Mercado da Cohab, o terceiro a receber serviço por meio do .programa São Luís em Obras. Também estão sendo reformados os mercados do Coroadinho e da Tulhas, este na Praia Grande. O São Luís em obra é uma iniciativa do prefeito e já contabiliza mais de 20 frentes de serviços em diferentes regiões da cidade. A obra no Mercado da Cohab é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Nesta semana estão sendo realizados os serviços de demolição com remoção de entulhos da primeira área a ser reestruturada. O objetivo é transformar o local com infraestrutura, conforto e segurança para os feirantes e a população que frequenta o espaço.

A proposta do programa São Luís em Obras, segundo destacou o prefeito Edivaldo, é promover melhorias na infraestrutura da cidade e na vida dos cidadãos ludovicenses. “O início das obras no Mercado da Cohab demonstra que o programa São Luís em Obras segue avançado com várias ações pela cidade. Além dos três mercados que recebem obras, temos também frentes de asfalto em bairros da capital, reforma de praças e parques, escolas e unidades de saúde, entre outras ações. Estamos com várias frentes de trabalho pela cidade e outras serão abertas”, disse o prefeito Edivaldo.

O antigo mercado dará lugar a um novo. De acordo com o projeto arquitetônico, a nova construção  possibilitará o melhor aproveitamento da área do lote, mantendo o número de boxes existentes, redistribuindo os espaços internos, setorizando os ambientes e criando fluxos que permitam uma circulação organizada e contínua. A requalificação do espaço visa garantir melhores condições de trabalho para feirantes e ambiente mais agradável aos frequentadores do mercado.

“Por determinação do prefeito Edivaldo, iniciamos a reforma do Mercado da Cohab atendendo às demandas dos feirantes e clientes que frequentam o local. O novo mercado vai oferecer um ambiente de trabalho mais digno, com acessibilidade, cobertura unificada, circulação definidas e local higiênico, dentro das normas da vigilância sanitária”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

SOBRE A OBRA

Os serviços de reforma e ampliação do Mercado da Cohab preveem acessibilidade às pessoas com deficiência; iluminação e ventilação naturais; reestruturação de piso, revestimentos, teto e banheiros; revisão hidráulica, elétrica e sanitária; harmonização com o entorno; atendimento às normas reguladoras brasileiras; flexibilização e reorganização dos espaços de trabalho com a unificação das estruturas físicas existentes; instalação de equipamentos de segurança contra incêndio; inclusão de elementos que possibilitarão o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água e o descarte de resíduos sólidos.

Pensando no bem-estar dos feirantes e na continuidade da geração de renda de suas famílias, durante o período de obras no equipamento público, a Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), disponibilizou 250 barracas em frente ao Mercado da Cohab, na Avenida Cinco. As barracas padronizadas e protegidas por tendas Pontos de eletricidade foram distribuídos para que cada feirante possa garantir pleno funcionamento de seus refrigeradores e eletrodomésticos.

Os feirantes acompanham com grande expectativa o andamento da reforma. “A gente observa o início da obra e espera que ela seja concluída o mais rápido possível. Dando tudo certo, vai ser muito bom pra gente”, contou a feirante Francisca Oliveira, que trabalha no Mercado da Cohab há mais de 20 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.