Emprego no Maranhão cresce mais que a média brasileira

O emprego com carteira assinada no Maranhão vem crescendo mais do que a média brasileira. Isso significa que, proporcionalmente, o Estado gera mais empregos que o restante do país, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho.

Entre janeiro e agosto deste ano, o aumento dos postos formais (com carteira assinada) foi de 1,63% no Maranhão. No Brasil inteiro, foi de 1,55%.

A expansão maranhense é bem maior que a do Nordeste, que cresceu 0,09% no acumulado do ano.

Além disso, o Maranhão é o segundo Estado que mais abriu empregos com carteira assinada no Nordeste entre janeiro e agosto de 2019. Foram 7.569 vagas formais até agora. No Nordeste, só a Bahia tem desempenho melhor.

Em 2019, os setores que mais têm gerado emprego no Estado são os de Serviços, Indústria de Transformação e Construção Civil.

A Construção Civil tem sido ajudada pelas obras que o Governo do Maranhão toca no Estado. Entre elas, estão rodovias, o Hospital da Ilha e as construções e reformas de Escolas Dignas em todas as regiões.

Crescimento contínuo

Em 2018, o Maranhão também teve crescimento de emprego formal maior que o do Brasil. Segundo o Caged, a expansão no ano passado foi de 2,12% no Maranhão. No Brasil, foi de 1,4%.

Os empregos têm sido criados mesmo num cenário de crise nacional, com dificuldades para a retomada do crescimento econômico.

1 pensou em “Emprego no Maranhão cresce mais que a média brasileira

  1. Quando se fala emprego, na maioria das vezes se refere a subemprego cujo salário é tão baixo que ñ dá nem para a pessoa ter o básico, conheço dezenas de pessoas em empregos precários no qual se submetem a receber pouco para evitar o desemprego, hoje um número bastante expressivo de pessoas trabalham na área da saúde pública para estado e prefeituras terceirizado cujo salário é baixisdimo porque ñ têm nenhuma vantagem que acompanha a remuneração, nas upas uma técnica de enfermagem chega a receber menos do salário mínimo liquido mesmo trabalhando bastante por ser local de emergência. Quem muito dinheiro sem fazer nenhum esforço exceto mentir são os políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.