Gestão do prefeito Edivaldo lança 13ª Feira do Livro de São Luís na terça-feira (24)

A 13ª edição do maior evento cultural e de fomento à leitura do Maranhão, a Feira do Livro de São Luís (FeliS), será lançada na terça-feira (24), às 9h, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão (Rua Oswaldo Cruz, 1396, Centro). Na ocasião, será divulgada a programação do evento que, este ano, traz o tema “O Brasil Atemporal na Obra de Aluísio Azevedo” e vai acontecer no período de 11 a 20 de outubro, no Multicenter Sebrae. A FeliS é uma promoção da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e Educação (Semed) e correalização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae). A programação da Feira do Livro de São Luís é toda gratuita.

“A Feira do Livro tem o objetivo de democratizar o acesso à leitura e fomentar as cadeias criativas e produtivas do livro, além de promover a tradição literária e cultural da capital maranhense. Temos trabalhado para estimular a formação de novos leitores, oferecer oportunidades aos profissionais da área. Estamos preparando um grande evento que deve repetir o sucesso das outras edições”, destacou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Este ano, o patrono será Aluísio Azevedo e os homenageados serão os também maranhenses Rosa Mochel e Dreyfus Azoubel, ambos comemorando o centenário de nascimento. A expectativa é superar o público de mais de 160 mil pessoas do ano passado, em aproximadamente 600 atividades gratuitas. A programação contemplará todas as idades, aberta das 10h às 22h. Em uma área de 11.500m², serão mais de 30 ambientes com atividades acontecendo simultaneamente, oferecendo conforto e segurança aos visitantes e expositores.

“Por meio do evento também estimularemos a transversalidade das mais diversas linguagens artísticas como instrumento de incentivo à leitura e possibilitaremos a comercialização de livros a preços acessíveis”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

O público terá acesso a 300 editoras distribuídas em 70 estandes de livreiros locais e de todo o Brasil. Além disso, as ações serão em espaços como Auditório Aluísio Azevedo (com capacidade para até 200 pessoas, onde acontecerão as palestras, apresentações artísticas e demais atividades com temática do patrono); Casa do Escritor (local dos lançamentos de livros de autores maranhenses); Café Literário (espaço de convivência e promoção literária, realização de bate-papo, rodas de conversa com poetas, escritores e intelectuais); Casa do Professor (palestras, rodas de conversa voltadas para formação do educador); e Espaço da Juventude (programação voltadas para o público jovem).

Para o público infantil, o Cine FeliS terá duas salas de cinema com ambiente para projeção de curtas infantis e documentários. O Palco FeliS estará localizado na área do espaço infantil para contações de histórias, espetáculos, recitais de poesias, dentre outras atividades. A FeliS terá também os espaços infantis Sesc de Leituras e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com três carros biblioteca. Uma das novidades será o Espaço Rede Pontos de Leitura, um ambiente com programação infantil e relatos de experiências exitosas na área da leitura.

A 13ª edição também traz uma sala de oficinas, local onde acontecerão as ações de formação com certificação; Rima FeliS, momentos de apresentações de cordelistas, repentistas e escritores do gênero; Espaço Mulher, com programação voltada para as políticas públicas para a mulher; Espaço do Autógrafo, local onde escritores autografam e vendem suas obras lançadas na FeliS; Planetário, espaço que apresenta o Sistema Solar e seus Astros proporcionando experiências únicas aos visitantes; Exposições de Artesanato para divulgação do artesanato local; Espaço Sebos Literários; e Praça de Alimentação com Food Trucks, lanchonetes e restaurantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.