Prefeito Edivaldo inicia obras de revitalização da Fonte das Pedras, no Centro da capital

Prefeitura de São Luís deu início, esta semana, às obras de reforma total e requalificação da Fonte das Pedras, novo espaço público da capital maranhense a ser contemplado pelo conjunto de investimentos realizados na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Os serviços de manutenção da Fonte das Pedras, uma das mais antigas e tradicionais áreas de vivência da capital, localizada na Rua Antônio Rayol, integram o programa São Luís em Obras, cujas ações vão promover novas melhorias na área da infraestrutura urbana e a requalificação de espaços públicos de São Luís. A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), com projeto elaborado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e aprovado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“A restauração da Fonte das Pedras é uma demanda antiga da população que agora será atendida por nossa gestão. Com mais esse serviço, damos continuidade ao trabalho de revitalização de espaços emblemáticos para a cidade e de grande importância para resguardar a memória local. E a Fonte das Pedras é um espaço importante por sua histórica, cultural e arquitetônica, que remete aos primórdios da fundação de São Luís, demarcando um período importante da construção da nossa cidade. Por isso tem toda a nossa atenção e foi incluído entre as nossas prioridades na área”, afirmou o prefeito Edivaldo.

A restauração da Fonte das Pedras compreende serviços de recuperação total do piso, do deck de madeira e da calçada externa; limpeza das galerias e dos tanques que recebem a água da fonte; recuperação das luminárias coloniais e pintura geral das paredes e dos gradeados. As carrancas da fonte passarão por serviços de limpeza geral.

Para deixar o espaço ainda mais aprazível à apreciação pública, será desenvolvido um novo projeto paisagístico na área já sombreada pelas frondosas árvores existentes no local. O projeto de restauração do logradouro contempla ainda a instalação de novas lixeiras e reforma dos banheiros, além de recuperação do reboco e pintura da fachada.

“Todo o esforço está sendo empreendido para que a obra de restauração da Fonte das Pedras seja executada dentro do cronograma estabelecido, para que muito em breve os ludovicenses e turistas voltem a usufruir desse espaço amplamente requalificado e melhorado”, observou o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade.

A vendedora Jovina Freire Costa, que trabalha nas imediações da Fonte das Pedras há quase uma década, ressalta a importância da restauração do espaço. “O local é muito utilizado para o descanso das pessoas, principalmente comerciários das lojas próximas que utilizam o intervalo do almoço para passar o tempo aqui sob à sombra das árvores. Acredito que a reforma vai transformar o espaço em um lugar muito melhor e mais bonito para todos”, disse

1 pensou em “Prefeito Edivaldo inicia obras de revitalização da Fonte das Pedras, no Centro da capital

  1. A Semed reabriu ontem a pseudolicitação para a contratação de empresa para prestaçãode serviços de limpeza das escolas e prédios da secretaria, muita exigência que na prática não passa de palavras ao vento porque o serviço é capenga e não funciona como se ler no edital, uma coisa que a Semed insiste é o início do sserviço às 8h da manhã sendo que os trabalhos nas escolas iniciam por volta das 7h e algumas escolas há o operacional da Semed que inicia tb nesse horário, mas esse profissional de limpeza do quadro de servidor é raro quase não se vê eles nas escolas porque se aposentaram, e os remanescentes a maioria é de idosos e c/ problemas de saúde, sem condições laborais, e essa lacuna deveria ser preenchida pelos terceirizados, já que o prefeito não fará concurso para limpeza, só que alguns terceirizados tb se encontram na mesma situação, o certame será dia 30/08 e os atuais já estão de aviso prévio, qual o tempo hábil que terá para a contratada “selecionar” sua mão-de-obra?, se é que a Semed vai deixar e não exigir que se contrate os mesmos operacionais como fez com a portaria porque confiou nas “recomendações” de alguns gestores, essa história de fiscalizar o serviço é conversa porque até hj nunca vi isso acontecer nas escolas onde trabalhei, já disse até para quem quiser conferir um exemplo ir até à UEB AP no Centro e vê por si mesmo. Empregar por indicação é sinal de serviço precário, os atuais entraram nessa condição e o resultado não é favorável, salvo algumas exceções que conheço que têm compromisso com sua função, porém a maiora quer o salário, mas não o trabalho. Espero que a Semed reveja essa questão de iniciar às 8h, qt aos exames admissionais pedirão os mesmos que a Semed exigiu para os operacionais que fizeram o concurso de 2008? porque as exigências tinham que ser as mesmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.