Cidade Olímpica sedia Dia D de combate às arboviroses

Neste sábado, 13 de Julho, o Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana, em parceria com os gestores e técnicos de saúde dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, realizou o Dia D de Combate às Arboviroses. A ação encerra a Semana de Mobilização de Combate Aedes Aegypti realizada desde a segunda-feira, 08, em São Luís e Região Metropolitana.

As atividades do Dia D de Combate às Arboviroses se concentraram na Associação de Moradores da Cidade Olímpica, de 8h às 12h. O bairro é considerado uma das áreas de maior infestação de dengue, chikungunya e zika, doenças causadas pelos chamados arbovírus, classificação que inclui todas as transmitidas por insetos e aracnídeos, como aranhas e carrapatos. “A Semana teve por objetivo mobilizar a população sobre a importância de intensificar o combate ao inseto, vetor das arboviroses nos municípios envolvidos”, destacou o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

A importância da ação deve-se ao grande problema de Saúde Pública que vivencia o município de São Luís no enfrentamento dos casos de Arboviroses (dengue, chikungunya, zika, febre amarela) e considerando a necessidade de fazer um controle mais eficaz no combate do Aedes Aegypti e prevenção dos agravos. “São doenças de saúde pública altamente preocupantes e trabalhando de forma integrada podemos causar redução na infestação”, afirmou Pedro Souza Tavares, coordenador do Comitê de Arboviroses e do Programa da Dengue.

Na Associação de Moradores foram realizadas palestras, em parceria com diversos órgãos e secretarias do Estado e da Prefeitura de São Luís. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ficou responsável pela palestra “Educação Ambiental”. O Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) tratou da “Destinação de Resíduos Sólidos Urbanos”. Já a Caema abordou o assunto “Saneamento Básico”.

Também foram oferecidos atendimentos básicos de saúde, como consultas pediátricas e com clínico geral, exames laboratoriais, encaminhamentos para consultas especializadas, imunização humana e animal, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, dentre outros.

Além disso, o evento contou com oficinas de Origami, Repelente Caseiro, Confecção de Bonecas de Tecido e Bijuterias, além de cupcake e bolo de pote, estas últimas em caráter virtual. Foram oferecidos, ainda, serviços de beleza, como design de sobrancelhas, SPA das mãos e limpeza de pele.

Ação conjunta

Segundo Pedro Souza, todas as atividades da Semana de Mobilização e Controle das Arboviroses foram realizadas simultaneamente nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Foram promovidas rodas de conversas nas salas de espera de postos de saúde na Cidade Olímpica; visitas a comerciantes para divulgação de ações de combate, além de abordagens educativas com feirantes, estudantes e condutores de veículos de tração animal.

“Aqui no bairro há muitas pessoas carentes de serviços, inclusive médicos. Daí, uma ação como essa é muito importante”, disse Tatiana Silva, moradora da Cidade Olímpica.

“Buscamos de todas as formas possíveis alertar a todos para os cuidados de prevenção e ações de combate. Tivemos um saldo positivo e agora encerramos com o Dia D”, finaliza Lívio Corrêa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.