PREFEITO EDIVALDO TERÁ PAPEL DECISIVO EM SUA SUCESSÃO

Blog do Jorge Vieira

O prefeito Edivaldo Holanda Junior mantém o silêncio em público sobre a sua sucessão em 2020, mas é fato que terá peso considerável na escolha do candidato do grupo que vai lutar pela hegemonia da oposição ao que restou da oligarquia Sarney na capital. Edivaldo possui valioso capital político/eleitoral que lhe credenciam a participar e influenciar na escolha do nome que representará o grupo.

Nomes interessados em disputar o pleito com os apoios dos palácios dos Leões e La Ravardiere tem em fartura, vários pretendentes da ampla coligação que assegurou a reeleição do governador Flávio Dino em 2018 e a do próprio prefeito em 2016 estão lançando pré-candidaturas para serem avaliadas mais na frente por Edivaldo, Flávio Dino e lideres da aliança.

O PDT, partido do prefeito, tem como pré-candidato o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, jovem que vem empreendendo um trabalho arrojado à frente do legislativo municipal, mas enfrenta concorrência. O PSB já definiu a candidatura do deputado federal Bira do Pindaré, o DEM apresenta Neto Evangelista, o PTB vai com Pedro Lucas e PCdoB quer o deputado federal Rubens Júnior como candidato e ainda conta com o deputado estadual Duarte Júnior.

Esses seis nomes, caso nenhum deles renuncie antes, deverão ser colocados na mesa de discussão da qual deverão participar o prefeito Edivaldo, o governador Flávio Dino, os senadores Weverton Rocha e Eiziane Gama, deputados federais e lideres partidários, o que não quer dizer que quem se sentir preterido não possa concorrer ao pleito pelo seu partido, mas o candidato do grupo palaciano deverá contar com o aval de Edivaldo e de sua força política na capital.

O fato novo neste período que antecede a pré-campanha foi o lançamento da pré-candidatura do jornalista Jeisael Marx e a confirmação da candidatura de Bira do Pindaré pela executiva nacional do PSB, o que já revela a intenção do parlamentar disputar o pleito independente de ser o nome da preferência do prefeito e do governador. Bira, no entanto, espera contar com os dois lideres em seu palanque, mesma esperança nutrida pelos demais pretendentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.