Márcio Jerry quer convocação de ministro para explicar espionagem na CNBB

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) protocolou nesta terça-feira (12) requerimento convocando o ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, para prestar explicações sobre espionagem da inteligência do Governo Jair Bolsonaro sobre o clero que se prepara para o Sínodo da Amazônia, encontro religioso convocado pelo papa Francisco outubro, em Roma.

O parlamentar maranhense convocou o general por entender que existe “espionagem política das atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por parte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)”. Em entrevista ao jornal Estadão, Jerry comparou a ação do serviço de inteligência do governo federal a uma retomada de políticas do regime militar.

Diante da gravidade da denúncia, Márcio postou em sua página no Twitter  que “esse tipo de procedimento é muito grave e inadmissível num Estado Democrático de Direito, contraria as garantias constantes da Constituição Federal e precisa ser urgentemente explicado pelo governo”.

O deputado comunista diz ainda que “se de fato a Presidência da República, por meio da Abin, estiver espionando e tratando a CNBB como ‘inimiga interna’, estará diante de um dos maiores escândalos deste começo de ano. É inaceitável a volta da ‘doutrina da segurança nacional’ utilizada de maneira nefasta pela ditadura banida do nosso País há três décadas”, justificou Jerry.

OBS: Matéria atualizada às 10h45 para correção de informações.

Do Blog do Jorge Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.