Empresário é acusado de aplicar golpes em Bancos com ajuda de gerentes e funcionários de Cartório

O blog recebeu nesta terça-feira várias denúncias de crime de estelionato envolvendo  um empresário de São Luís.  Conhecido nas rodas como o rei do golpe, Raphael Bernal de Sousa é dono da Maxximus Manutenção e Serviços LTDA. Somente  em protestos, ele deve mais de 4 milhões de reais.

O empresário é velho conhecido da SEIC por fazer parte de um esquema de desvio de dinheiro de contas e pagamento de boletos através de Hackers e também por denúncias na Delegacia de Crimes contra o Patrimônio e Defraudações.

Segundo as denúncias recebidas pelo blog, Raphael Bernal teria um esquema envolvendo  gerentes de Bancos e funcionários de Cartórios.  Para aplicar o golpe, o empresário subornava funcionários de um Cartório de Registro de Imóveis, que falsificava a documentação de terrenos, em seguida, com a documentação falsificada do imóvel, Raphael seguia para o banco, onde o gerente que também recebia propina, autorizava empréstimos milionários.

A audácia do empresário era tamanha que entre os imóveis fraudados estão um terreno da Caema e outros pertencentes a União. Os valores liberados foram entre 2 a 3 milhões de reais por terreno. O empréstimo liberado pelo terreno da Caema  foi de R$ 3 milhões.

Ele também é acusado de manter esquemas na empresa Vale do Rio Doce. para garantir que suas empresas ganhassem contratos era pago propinas no valor de 1% do valor dos contratos. Os contratos eram conseguidos  de maneira irregular uma vez que suas empresas não teriam suporte legal para concorrer e muito menos para executar a obra.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.