Com inaugurações e diversas atividades, Pindaré comemora seus 95 anos

Uma programação extensa e bastante especial marcou a comemoração pelos 95 anos de emancipação política de Pindaré-Mirim. Em uma semana, a administração municipal inaugurou obras, vistoriou serviços ainda em andamento, realizou atividades esportivas e culturais, recebeu grandes shows musicais e entregou à população a tão sonhada obra de reforma e revitalização do Engenho Central São Pedro, em parceria com o IPHAN e Governo do Maranhão.

FAROL, HOSPITAL E POSTO DE SAÚDE

Com a presença do secretário de estado da Educação, Felipe Camarão, o prefeito Henrique Salgado inaugurou no último dia 27, a nova biblioteca municipal Farol do Saber “Profª Alzira Haickel”, que estava há anos abandonado e que agora conta com a estrutura totalmente nova além de um novo acervo de livros para pesquisa e leitura em geral.

No dia 28, data do aniversário da cidade, foi a vez do Hospital Municipal Governador José Sarney, que está em fase final das obras de reforma e revitalização. Acompanhado por uma comitiva de vereadores e secretários, o prefeito Henrique Salgado vistoriou a unidade de saúde que já conta com a ala pediátrica totalmente pronta e com as demais áreas com serviços bem avançados. Além disso, a Prefeitura adquiriu novos equipamentos que permitirão a modernização do laboratório, centro cirúrgico entre outros serviços. A Farmácia Básica também recebeu reforço com a compra de novos equipamentos.

Após a vistoria, o prefeito inaugurou a Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Brasília, uma das localidades mais carentes da cidade. Agora, os moradores não precisam mais de deslocar até outros bairros para buscar atendimento médico: “Chegou em boa hora, pois antes tínhamos que ir até o posto da Formosa. Graças ao prefeito o médico vai estar mais pertinho da gente.”, destacou a dona de casa Maria do Socorro.

NOVO ENGENHO CENTRAL SÃO PEDRO

Um sonho de muitas gerações finalmente foi entregue à população pindareense. Na noite do último dia 28, a Prefeitura de Pindaré e o IPHAN inauguraram oficialmente o novo Engenho Central São Pedro em uma solenidade que contou com a presença da presidente do Instituto, Kátia Bogéa, e de diversas outras autoridades municipais, regionais e nacionais.

Em seu discurso, o prefeito Henrique Salgado destacou a luta dos movimentos sociais na busca por esta importante obra além do projeto apresentado ainda em seu segundo mandato que culminou com a realização desta importante ação: “Fico feliz por ter feito parte desta história. Em nosso segundo mandato a frente da prefeitura apresentamos a Katia o projeto do Engenho e hoje ele está aí totalmente novo, encantando a todos nós. Agora caberá a população saber preservar e cuidar deste nosso bem.”, disse o prefeito em um discurso emocionado.

O Engenho Central São Pedro abrigará um Centro Vocacional Tecnológico do IEMA sob responsabilidade do Governo do Maranhão e um Centro Cultural que ficará sob a responsabilidade da administração municipal.

Um dos pontos altos da grande festa foi o maior encontro de cultura já visto na cidade, com a presença de turmas de bumba boi, quadrilhas, tambor de crioula entre outras manifestações artísticas que realizaram um grande cortejo pelas ruas da cidade que culminou com a entrada no Engenho logo após sua inauguração.

TEATRO, GINCANA E SHOWS

Ainda na semana do aniversário, no dia 25, a cidade recebeu o projeto EmCena Brasil que trouxe para a praça Nagib Haickel apresentações teatrais de forma gratuita, uma parceria entre a Prefeitura, a VALE e o Ministério da Cultura.

Outro ponto da comemoração foi a 2ª Gincana da Reconstrução que reuniu centenas de participantes e teve a sua grande final realizada já no novo Engenho Central com a vitória da equipe Galera da Arianna que conquistou o bicampeonato após superar a equipe Almanac em inúmeras provas e desafios emocionantes.

No dia 27, a praça Nagib Haickel foi palco de um grande culto evangélico que reuniu todas as congregações locais que puderam assistir ainda a apresentações de ministérios locais e um mega show com o cantor Anderson Freire, considerado um dos maiores fenômenos da música gospel na atualidade.

Para encerrar toda a programação, no último domingo 29, foi a fez do cantor Léo Magalhães que cantou grandes sucessos e empolgou uma verdadeira multidão.

“O balanço de toda essa festa é altamente positivo. Sinto que estamos no caminho certo, superando imensas dificuldades e trabalhando sério dia e noite para que possamos fazer da nossa cidade um lugar ainda melhor. Vamos seguir avançando e dando cada vez mais presentes para o nosso povo, com mais obras e ações em todas as áreas.” disse o prefeito Henrique Salgado ao fazer um balanço das festividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.