“Iremos conduzir de forma harmoniosa”, afirma Othelino Neto ao assumir presidência da Assembleia

Blog do Gláucio Ericiera

Durante um ato discreto realizado nesta quinta-feira (04), o deputado Othelino Neto (PC do B) foi empossado no cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Othelino, que era 1º vice-presidente e vinha gerindo a Casa interinamente, foi alçado à condição de presidente após a morte do deputado Humberto Coutinho (PDT), na última segunda-feira.

“Estamos ainda num momento de tristeza e muito pesar, com o falecimento do presidente Humberto, mas esse rito formal tinha que ser feito, mas como ele era sempre preocupado que a Assembleia continuasse seu ritmo e sua rotina, agora vamos dar prosseguimento ao belo trabalho que foi feito por ele. Não só internamente, mantendo a harmonia entre os deputados de diferentes correntes, que são marcas características de um Parlamento, mas trabalhando principalmente para ajudar a melhorar a vida dos maranhenses, porque é à população que devemos a maior satisfação”, disse o novo presidente.

Durante o ato, do qual participaram vários deputados, lideranças políticas, além do governador em exercício, Carlos Brandão, também foram empossados os deputados Fábio Macedo no cargo de 1º vice-presidente; Josimar de Maranhãozinho (PP) na 2ª vice; e Adriano Sarney (PV) na 3ª vice,

A nova composição da Mesa Diretora também é formada pelos seguintes parlamentares: Ricardo Rios (4º vice-presidente), Stênio Resende (1º secretário), Zé Inácio (2º secretário) e Nina Melo (3ª secretária).

O deputado Rafael Leitoa (PDT) foi titularizado no mandato. O comunista Fernando Furtado assumiu interinamente o cargo. Ele deverá permanecer na Assembleia até o início de março, quando o titular da vaga, Neto Evangelista, deixará a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

Após a solenidade de posse, Othelino Neto concedeu entrevista coletiva. Abaixo, o editor do blog destaca alguns temas.

Eleição para 4º secretário – Othelino explicou que a eleição para o cargo de 4º secretário acontecerá em fevereiro, tão logo a Casa retome as atividades. O Regimento Interno determina que a escolha do nome seja feita no prazo de até cinco sessões ordinárias.

Mudanças – Ao ser questionado sobre possíveis mudanças nas Diretorias da Assembleia, o novo presidente, com toda a razão, evitou aprofundar-se no tema. De acordo com ele, caso haja alguma alteração, a mesma será divulgada.

Harmonia – Othelino disse que trabalhará para manter a harmonia entre os Poderes constituídos, mesmo diante das crises financeira, política e institucional que vive o país.

Para o novo presidente da AL, o fato de pertencer ao mesmo partido governador Flávio Dino, o PC do B, não implica em violação da independência constitucional.

Reconhecimento a Humberto – Tanto no ato de posse, como na entrevista, Othelino Neto fez questão de destacar o trabalho desenvolvimento por Humberto Coutinho e a amizade, respeito e admiração que nutria pelo saudoso presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.