Comissão de Meio Ambiente da AL-MA avança nos trabalhos para a criação do CBH do Rio Parnaíba

 Os trabalhos da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa continuam avançando rumo à criação da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.  Na reunião desta quinta-feira,  1, a comissão,  presidida pela deputada estadual Ana do Gás (PRB), deliberou pontos importantes do Plano de Mobilização para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Os participantes da reunião, deputados Rafael Leitoa, Stênio Resende, Marco Aurélio, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), dos Comitês das bacias dos rios Munim e Mearim, e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, resolveram mudar o local da segunda audiência pública, que seria realizada na cidade de Araioses entre os dias 3 e 6 de novembro, para a cidade de Santa Quitéria. “A cidade fica mais central na região do Baixo Parnaíba e já existe um grupo que milita na questão dos recursos hídricos e que facilitará a mobilização”, justificou a parlamentar.

O deputado Stênio Resende sugeriu ainda que a audiência na cidade de Balsas, que acontece de 19 a 23 deste mês, seja realizada na Câmara de Vereadores, por ter capacidade de acomodação e por envolver a classe política. “É uma chance de levarmos a discussão para os vereadores da cidade”, defendeu Resende.

O encontro desta quinta-feira deliberou ainda sobre o material de comunicação e as estratégias de divulgação que serão utilizadas nas convocações. “Estamos tomando todos os devidos cuidados para não deixar nenhum protagonista de fora das discussões, seja ele gestor ou usuário”, garantiu Ana do Gás.

Para o representante da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, Carlos Borromeu, apesar do Maranhão ainda estar elaborando sua política de gestão dos recursos hídricos e atrás de estados como o Ceará e o Piauí, no Maranhão ainda não registra conflitos envolvendo água. “No Ceará, por exemplo, os comitês foram criados para apaziguar conflitos e nós no Maranhão temos a chance de elaboramos nossa política de forma tranquila e que beneficie a todos”, finalizou Borromeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.