Povoados de Lago do Junco serão beneficiados com 35 miniaçudes

Para contribuir com a agricultura familiar, a Prefeitura de Lago do Junco, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou a construção e miniaçudes na zona rural do município. A iniciativa é uma resposta à demanda de 35 famílias que agendaram pedidos por miniaçudes junto à Secretaria de Agricultura. “Nossa equipe deu início às instalações na semana passada, beneficiando o povoado de Centro dos Pastores. E esta semana trabalhamos na área de assentamento do povoado Lata e vamos seguir a agenda até o final do ano”, afirmou o novo secretário de Agricultura, Sebastião da Silva Pereira, que assumiu a pasta este mês após Elidevan Ferreira de Sousa, então secretária de Agricultura, deixar a pasta para retornar ao mandato de vereadora.

Após os trabalhos desta semana, a equipe de Agricultura tem como meta a construção de miniaçudes nos povoados de Centro Zé Machado, Ludovico, Centro da Marli, Centro do Aguiar e Lago Queimado. A demanda por mini-açudes é grande devido à economia que as obras, custeadas pelo poder municipal, representam para as famílias beneficiadas. “Somente o aluguel de um equipamento como a escavadeira, por exemplo, varia de R$200,00 a R$280,00 por hora. É um recurso que as famílias beneficiadas não têm”, disse a assistente da Secretaria de Agricultura, Antonia da Silva.

Cada uma das 35 famílias que agendou o pedido por instalação de miniaçudes será beneficiada pela ação da prefeitura e contarão ainda com assistência técnica especializada, devido a uma parceria do poder municipal com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP). As dimensões dos miniaçudes variam de 8x10m a 8x15m dependendo da necessidade de cada família e do espaço para a obra. Os principais benefícios das instalações: garantir a armazenagem de água da chuva, a alimentação do lençol freático tornando a terra úmida e agricultável, além de servir para que o gado tenha água para beber mesmo no período de estiagem.

Apoio ao agricultor

Este ano a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já desenvolveu diversas ações em prol dos produtores de Lago do Junco como a distribuição de sementes, kits de irrigação, cursos profissionalizantes, entrega de mudas e calcário para enriquecimento do solo, inscrições no Seguro Safra (que beneficia os produtores em caso de perda da produção) e, recentemente, dispõe de máquinas como trator de arado, beneficiadora de milho e tanque pipa à disposição para uso com agendamento prévio. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente funciona no prédio da Administração da prefeitura, na rua Hosano Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.