Santa Inês: Prefeitura e Codevasf construirão barragens na zona rural

A Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) levam à zona rural de Santa Inês o programa Agua para Todos. Durante a última semana, equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e técnicos da Planacon (Planejamento e Consultoria), empresa contratada pela Codevasf para a construção da barragens, percorreram a zona rural de Santa Inês com a finalidade de identificar áreas com potencial para receberem os investimentos.

Durante as visitas, ficou constatado que os povoados Vila Nova e Muriçoca preencheram as exigências do Programa. Quando prontas, as barragens – com até 110 metros de parede – irão beneficiar diretamente 25 famílias de cada comunidade e servirão para irrigação de hortifrúti, saciar a sede dos animais, e principalmente para a criação de peixes, servindo como fonte de renda para essas famílias.

Já foram iniciados os trabalhos com o uso da estação total para localização da área e levantamento panialtimétrico. As barragens terão 110 metros de comprimento e as bacias (área escavada) 40×80 metros. A lâmina dágua terá aproximadamente uma área de dois hectares (equivalente a dois campos de futebol). Os sangradouros serão feitos de concreto, garantindo assim a sua utilização por muitos anos.

KITS DE IRRIGAÇÃO

Ainda na área da agricultura, a Secretaria Municipal está concluindo a instalação dos kits de irrigação por gotejamento doados aos agricultores familiares de Santa Inês.

Os kits foram entregues em julho e auxiliarão as famílias na irrigação das plantações, onde atualmente elas fornecem para a Prefeitura, através dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A instalação dos kits foi orientada pelo próprio secretário municipal de Agricultura, Fabrício Morais Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.