Fórum de Educação reúne professores em Lago do Junco

O papel de liderança do professor, a resolução de conflitos e estratégias de melhoria dos índices educacionais das escolas de Lago do Junco foram os principais temas abordados durante o primeiro dia do 1º Fórum de Educação de Lago do Junco.

O evento reúne professores, gestores, coordenadores e monitores de escolas do município até sexta-feira (7) na quadra do Centro Comunitário e foi aberto na segunda-feira (3) pelo prefeito, Osmar Fonseca, que destacou as iniciativas de Educação no município. “Gostaria que este não fosse o primeiro fórum a reunir os educadores de Lago do Junco, mas o avanço sempre tem a primeira vez. E nesta gestão há muitos avanços em Educação inclusive no que diz respeito à construção de novas escolas de seis salas nos povoados como Riachão e Pau Santo!”, afirmou o gestor.

Durante a abertura do evento o secretário de Educação, Marcone Wellingthon, mencionou que a educação continuada dos professores da rede estadual é uma marca de seu trabalho na pasta. Segundo o secretário, atualmente as relações institucionais entre Lago do Junco e as universidades públicas do Maranhão estão cada vez mais fortalecidas, uma prova disso são os cursos da Plataforma Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que começaram recentemente a ser oferecidos no município para capacitar professores no prazo de dois anos.

“Também está em curso um levantamento de professores interessados em fazer mestrado pela Universdade Estadual do Maranhão (UEMA). Incentivamos a todos na busca constante por capacitação e estamos permanentemente em contato com a UEMA para conseguirmos o acesso ao mestrado, conforme nos foi proposto pela própria universidade”, disse o secretário municipal de Educação, Marcone Wellingthon.

Palestras No primeiro dia do evento a consultora educacional da Editora FTD, a professora e psicóloga, Martha Pinto Ramos, apresentou aos participantes do 1° Fórum de Educação uma palestra marcante e bem-humorada sobre as competências que levam o professor a ser um líder em sala de aula, o principal responsável pelo desempenho dos seus alunos. “O professor tem de ter a consciência que lidera pelo exemplo, que é ele o primeiro responsável em resolver os conflitos de sala de aula. O professor não pode jamais desistir de seus alunos! Ele precisa encontrar meios de causar sempre impacto positivo. Ficar a frente na vida é fazer coisas que a maioria das pessoas não gosta de fazer, como levantar e ser degrau para o outro”, explicou a palestrante.

O 1° Fórum de Educação ainda contará, nesta terça-feira (4) com a palestra do professor Hamilton Werneck, palestrante que retorna a Lago do Junco para orientar os professores no quesito avaliação escolar. O palestrante tem mais de 26 livros publicados e, após a apresentação em Lago do Junco, também apresentará sua palestra na AABB de Lago da Pedra.

De acordo com a coordenadora pedagógica, a professora do Colégio Zeca Leda, Janne Eyre Vilarins, ao trazer palestrantes de renome para o Fórum a Secretaria de Educação prestigia os participantes e colabora para o crescimento de todos. “Estamos há mais de uma semana preparando este evento e nos dedicamos para contribuir com a demanda que identificamos: a formação continuada que abre novos horizontes. Por isso a presença de palestrantes como os professores Martha Ramos e Hamilton Werneck”, disse a coordenadora pedagógica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.