Prefeitura de Lago do Junco discute políticas de saúde do município

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Lago do Junco realizaram nesta sexta-feira (31) a 7ª Conferência Municipal de Saúde com o objetivo de avaliar as políticas de saúde do município. “Estamos dando voz aos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) para que avaliem o que está dando certo e onde podemos avançar, tanto na sede do município como na zona rural”, disse a secretária de Saúde, Maria Lenir Sousa Albuquerque.

Durante a Conferência, realizada no auditório do Centro Comunitário da cidade, o trabalho das quatro equipes de Saúde que atendem Lago do Junco foi apresentado à população. Na ocasião os técnicos da secretaria de Saúde destacaram como alguns dos principais avanços na área a ampla reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como a adesão do município ao Programa Mais Médicos e à presença diária dos médicos nas UBS, algo que não acontecia anteriormente.

A manutenção do hospital municipal Alcy Alves Arruda – categoria 20 leitos, totalmente equipado ao custo de R$ 3,536 milhões – também foi um tema de grande repercussão na Conferência uma vez que mesmo com a diminuição no repasse público, os atendimentos à população do município e da região não param. “Somente a folha de pagamento do hospital corresponde a R$97 mil, sem falar no pagamento de remédios e dos médicos, que trabalham todos os dias e em regime de plantão. Falta ajuda de custo, mas mantemos o hospital mesmo com a realidade atípica”, disse o prefeito, Osmar Fonseca, que atualmente busca emendas para fortalecer as ações da saúde.

O hospital municipal conta com o trabalho de dez médicos generalistas, um cardiologista, exames laboratoriais e o pleno funcionamento de todas as clínicas, além de ter três ambulâncias e um furgão para transporte de materiais. “Posso dizer que somos um hospital de referência e funcionamos, inclusive, como campo de estágio para profissionais de saúde da região.”, afirmou o diretor do hospital municipal, Osimar Fonseca dos Santos (Dr. Neguinho).

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.